Foto Fabiane de Paula |
Quatro em cada dez pessoas residentes no Ceará não possuem qualquer tipo de rendimento, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados mostram que, no Estado, 61,3% - ou seis em cada dez habitantes possuem algum rendimento. É o décimo menor percentual do País e o quinto menor da região Nordeste. Os dados refletem o ano de 2023. Por rendimento, o IBGE considera a renda advinda de trabalho, aposentadoria, pensão, aluguel, doação, programas sociais como Bolsa Família, entre outros.
Segundo Helder Rocha, chefe da Seção de Disseminação de Informações do IBGE Ceará, essas pessoas sem qualquer tipo de rendimento possuem características como ainda estarem estudando, como adolescentes a partir de 14 anos, ou possuem alguma limitação física, ou mental, que lhe impossibilitem de trabalhar e ter uma renda. Neste caso, elas ainda estariam sem acessar qualquer tipo de benefício, como aposentadoria por invalidez, por exemplo.
"Mas nesse cenário, se compararmos com o estado em que mais pessoas tem algum tipo de renda, que é Rio Grande do Sul (70,3%), o Ceará não está muito distante. Poderia ser melhor? Poderia, mas isso depende de uma série de variáveis e fatores históricos e culturais que se modificam com o tempo. Nos últimos anos é que a geração mais nova está buscando capacitação e oportunidades, diferente de como ocorria antes e isso vem aumentando o índice de quem tem rendimento gradativamente."
Com informações do Diário do Nordeste.
Fisiculturista morre com insuficiência respiratória dias após ser internado em hospital, no Ceará
Foto Arquivo pessoal |
O fisiculturista Jonas Antônio Gonçalves Filho, também conhecido como "Jonas Big", de 29 anos, morreu nesta última quinta-feira (18), com insuficiência respiratória, dias após ser internado no Hospital São José, em Fortaleza.
Segundo amigos, Jonas chegou na unidade na madrugada de segunda-feira (15). Na ocasião, ele foi diagnosticado com pneumonia e posteriomente com Covid-19. O fisiculturista chegou a publicar em sua rede social imagens que mostram ele usando um respirador.
Jonas ficou conhecido no fisiculturismo estadual por ser o primeiro atleta do Ceará a competir profissionalmente. A última competição dele foi no Muscle Contest Rio de Janeiro 2023, ocasião em que chegou a ficar no Top 1 da competição. Ele também atuava como personal.
“Jonas era o maior exemplo que a gente tinha aqui no Estado na questão de disciplina, foco, determinação, títulos. Ele sempre será lembrado. Era um amigo de verdade, o mais fiel que eu tive. Vai fazer muita falta”, disse emocionado Yure Rodrigues, melhor amigo do fisiculturista.
Com informações do G1 Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário