A primeira parcela do abono anual, conhecido como 13º salário de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), começa a ser pago nesta quarta-feira (24). Recebem o benefício aposentados e pensionistas do INSS.
Neste primeiro momento, o pagamento será feito a beneficiários com dígito final 1 do cartão, chamado de Número de Identificação Social (NIS), e que ganham até um salário mínimo vigente (R$1.412), Destaca-se que não é considerado o último dígito que aparece depois do traço.
O valor será depositado junto ao benefício do mês de abril, pago entre 24 de abril e 8 de maio. Conforme dados da folha de pagamentos, o volume de recursos, apenas com a primeira parcela do abono anual, deve injetar R$ 33,68 bilhões na economia brasileira.
A primeira parcela do benefício não incide desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), no entanto, nos casos em que é possível o abatimento, o Imposto será descontado apenas na segunda parcela do 13º.
O calendário de pagamentos completo do INSS pode ser acompanhado no link calendário 2024. As pessoas podem consultar o número do cartão do benefício por meio do site, além do aplicativo Meu INSS, disponível para os sistemas IOS e Android.
Confira o calendário de pagamento:
Para quem recebe até 1 salário mínimo:
- Final do NIS: 1 – pagamentos em 24/4 e 24/5
- Final do NIS: 2 – pagamentos em 25/4 e 27/5
- Final do NIS: 3 – pagamentos em 26/4 e 28/5
- Final do NIS: 4 – pagamentos em 29/4 e 29/5
- Final do NIS: 5 – pagamentos em 30/4 e 31/5
- Final do NIS: 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6
- Final do NIS: 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6
- Final do NIS: 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6
- Final do NIS: 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6
- Final do NIS: 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6
Para quem recebe mais de 1 salário mínimo:
- Final do NIS: 1 e 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6
- Final do NIS: 2 e 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6
- Final do NIS: 3 e 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6
- Final do NIS: 4 e 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6
- Final do NIS: 5 e 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6
Quem tem direito?
De acordo com o decreto, assinado em março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), têm direito ao abono, dependentes e segurados da Previdência Social que tenham recebido auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-reclusão, pensão por morto e auxílio por incapacidade temporária, durante o ano de 2024.
“Na hipótese de cessação programada do benefício antes de 31 de dezembro de 2024, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário”, diz trecho do decreto.
Suspeito de matar e arrancar cabeça de funcionário do IJF é preso
Suspeito de matar e decepar funcionário do IJF é preso em Aquiraz
Ex-funcionário do hospital, o homem possui antecedentes por desacato e resistência
O suspeito foi flagrado por câmeras de segurança do hospital
Francisco Aurélio Rodrigues de Lima, 41 anos, suspeito de entrar no Instituto Dr. José Frota (IJF) e matar e decepar um funcionário do hospital foi preso na tarde desta terça-feira (23), no distrito de Patacas, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, horas após cometer o crime.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, em nota, que o homem já possui antecedentes criminais por desacato e resistência.
EX-FUNCIONÁRIO DO IJF - O homem é ex-funcionário da unidade de saúde e havia sido demitido em 2022. Mesmo assim, ele conseguiu entrar com reconhecimento facial e, "por ciúmes" da companheira, também servidora do IJF, segundo as autoridades de segurança do Estado, assassinou o ex-colega de trabalho.
O criminoso entrou no hospital com uma mochila contendo uma arma de fogo e saiu de lá sem o acessório, afirmando ao porteiro que alguém havia matado outra pessoa dentro do hospital.
O QUE ACONTECEU - Um funcionário do IJF, na Capital, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (23) e teve a cabeça decepada pelo criminoso. Outros funcionários do mesmo setor chegaram a ficar feridos no tiroteio e foram encaminhados para atendimento médico na própria unidade. Foi um "crime passional".
Nenhum comentário:
Postar um comentário