Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Beneficiários do INSS começam a receber a primeira parcela do 13º nesta quarta, 24; confira o calendário

Neste primeiro momento, o pagamento será feito a beneficiários com dígito final 1 do cartão.
Maurício Júnior https://www.miseria.com.br/Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A primeira parcela do abono anual, conhecido como 13º salário de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), começa a ser pago nesta quarta-feira (24). Recebem o benefício aposentados e pensionistas do INSS.

Neste primeiro momento, o pagamento será feito a beneficiários com dígito final 1 do cartão, chamado de Número de Identificação Social (NIS), e que ganham até um salário mínimo vigente (R$1.412), Destaca-se que não é considerado o último dígito que aparece depois do traço.

O valor será depositado junto ao benefício do mês de abril, pago entre 24 de abril e 8 de maio. Conforme dados da folha de pagamentos, o volume de recursos, apenas com a primeira parcela do abono anual, deve injetar R$ 33,68 bilhões na economia brasileira.

A primeira parcela do benefício não incide desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), no entanto, nos casos em que é possível o abatimento, o Imposto será descontado apenas na segunda parcela do 13º.

O calendário de pagamentos completo do INSS pode ser acompanhado no link calendário 2024. As pessoas podem consultar o número do cartão do benefício por meio do site, além do aplicativo Meu INSS, disponível para os sistemas IOS e Android.

Confira o calendário de pagamento: 

Para quem recebe até 1 salário mínimo: 

  • Final do NIS: 1 – pagamentos em 24/4 e 24/5
  • Final do NIS: 2 – pagamentos em 25/4 e 27/5
  • Final do NIS: 3 – pagamentos em 26/4 e 28/5
  • Final do NIS: 4 – pagamentos em 29/4 e 29/5
  • Final do NIS: – pagamentos em 30/4 e 31/5
  • Final do NIS: – pagamentos em 2/5 e 3/6
  • Final do NIS: 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6
  • Final do NIS: – pagamentos em 6/5 e 5/6
  • Final do NIS: 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6
  • Final do NIS: 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6

 

Para quem recebe mais de 1 salário mínimo: 

  • Final do NIS: 1 e 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6
  • Final do NIS: 2 e 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6
  • Final do NIS: 3 e 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6
  • Final do NIS: 4 e 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6
  • Final do NIS: 5 e 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6

Quem tem direito?

De acordo com o decreto, assinado em março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), têm direito ao abono, dependentes e segurados da Previdência Social que tenham recebido auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-reclusão, pensão por morto e auxílio por incapacidade temporária, durante o ano de 2024.

Na hipótese de cessação programada do benefício antes de 31 de dezembro de 2024, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário”, diz trecho do decreto.

Suspeito de matar e arrancar cabeça de funcionário do IJF é preso



Foi preso o homem que matou e decapitou um funcionário do Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, na manhã desta terça-feira, 23. A informação foi confirmada pelo governador Elmano de Freitas (PT) às 15h24min desta terça em suas redes sociais.

"Ele foi localizado pelas nossas equipes de segurança no distrito de Patacas, em Aquiraz, e agora responderá na Justiça pelo bárbaro crime que cometeu", afirmou Elmano.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a moto utilizada por ele também foi apreendida em Patacas. Já a arma de fogo usada no crime foi encontrada em uma mochila que estava no próprio IJF.

O POVO apurou que o nome dele é Francisco Aurélio Rodrigues de Lima. Ele tem 41 anos. Já a vítima foi identificada como Francisco Mizael Souza da Silva, de 29 anos.

O caso ocorreu por volta das 8h30min desta terça. O crime ocorreu em um refeitório da unidade. Na ação, uma outra pessoa também ficou ferida.

Conforme informado pelo titular da SSPDS, Samuel Elânio, o autor do crime, era ex-funcionário do IJF. Ele conseguiu acesso ao hospital por sua biometria ainda estar ativa, apesar dele ter deixado o emprego em 2022.

A motivação do crime seria ciúmes que o autor do crime sentiria da companheira com a vítima. “Ele já vinha apresentando atitudes de uma pessoa ciumenta e já teria dado indícios que poderia praticar algo semelhante a isso", afirmou Elânio.

O caso provocou revolta nos profissionais que trabalham no IJF, que realizaram um protesto ainda durante a manhã.

com informações do portal O Povo
Foto: divulgação

Suspeito de matar e decepar funcionário do IJF é preso em Aquiraz

 Ex-funcionário do hospital, o homem possui antecedentes por desacato e resistência

O suspeito foi flagrado por câmeras de segurança do hospital

Francisco Aurélio Rodrigues de Lima, 41 anos, suspeito de entrar no Instituto Dr. José Frota (IJF) e matar e decepar um funcionário do hospital foi preso na tarde desta terça-feira (23), no distrito de Patacas, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, horas após cometer o crime.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, em nota, que o homem já possui antecedentes criminais por desacato e resistência.

EX-FUNCIONÁRIO DO IJF - O homem é ex-funcionário da unidade de saúde e havia sido demitido em 2022. Mesmo assim, ele conseguiu entrar com reconhecimento facial e, "por ciúmes" da companheira, também servidora do IJF, segundo as autoridades de segurança do Estado, assassinou o ex-colega de trabalho.
O criminoso entrou no hospital com uma mochila contendo uma arma de fogo e saiu de lá sem o acessório, afirmando ao porteiro que alguém havia matado outra pessoa dentro do hospital.

O QUE ACONTECEU - Um funcionário do IJF, na Capital, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (23) e teve a cabeça decepada pelo criminoso. Outros funcionários do mesmo setor chegaram a ficar feridos no tiroteio e foram encaminhados para atendimento médico na própria unidade. Foi um "crime passional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário