Foto: Samuel Setubal |
A vacina contra a gripe está disponível para o público geral a partir desta segunda-feira, 29, em todos os municípios do Ceará. Podem se vacinar quaisquer indivíduos a partir de seis meses de idade.
A campanha de vacinação iniciou em todo o Estado no dia 11 de março e, até o momento, mais de 800 mil doses foram aplicadas para pessoas do público-alvo.
O objetivo do Estado, contudo, é vacinar mais de três milhões de pessoas do público-alvo até o dia 31 de maio. Ou seja, até o momento, apenas 29% do público prioritário foi alcançado.
Atualmente, o Ceará é o sexto estado no país no número de aplicações do imunizante durante a atual campanha contra a influenza e o primeiro do Nordeste, conforme a plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde (MS).
“A gente tem mais um mês (de campanha) pela frente e a gente precisa de fato aumentar essa barreira imunológica. Existe transmissão do vírus, sobretudo do grupo da influenza A, em praticamente todo Estado", afirmou o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antônio Lima Neto (Tanta), da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).
"A gente precisa, de fato, expandir mais rapidamente essa vacinação para oferecer uma proteção é mais rápida para todos os grupos”, complementou
Com informações do O Povo.
Ceará tem 73 açudes sangrando; outros nove têm mais de 90% da capacidade
O Ceará tem 73 açudes sangrando segundo informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Último a atingir 100% do volume total foi o Açude Pau Preto, em Potengi, na Região do Cariri.
A quantidade ultrapassou a registrada em 2023, quando 71 açudes sangraram. "Temos até o final de maio para encerrar a quadra chuvosa. Atingiremos bons números, o que vai garantir cada vez mais segurança hídrica ao povo cearense", explicou Tércio Tavares, diretor de Operações.
Dos açudes monitorados pelo companhia, outros 9 estão com a capacidade acima de 90%. Por outro lado, existem 19 açudes que estão com volume inferior a 30%.
Volume das bacias
As regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana, Serra da Ibiapaba, Salgado e Baixo Jaguaribe estão em situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%, com destaque para o Baixo Jaguaribe e Litoral que registram 100% de seu armazenamento.
A região do Curu recebeu uma recuperação significativa. No início deste ano, antes do início da quadra chuvosa, a bacia estava com 26% da capacidade total. Hoje se encontra com 66% de reservas hídricas acumuladas, numa situação confortável.
Apesar desses avanços, a realidade na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús contrasta com menos de 25% de sua capacidade hídrica acumulada. Outros 24 reservatórios do Ceará apresentam volumes abaixo de 30% de sua capacidade.
Com informações do G1 Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário