Foto Helena Santos/ Governo do Ceará |
Para facilitar a abertura de empresas no Ceará, o serviço “Empresas Mais Simples: Abre no Zap” foi lançado nesta terça-feira, 23, pelo Governo do Estado para formalizar novos negócios pelo aplicativo do WhatsApp. A medida deve facilitar os processos burocráticos envolvidos neste processo e, assim, fomentar empregos.
O Ceará é o primeiro estado a contar com serviços desse tipo no Brasil, com apoio da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). A expectativa é que o acesso para abrir empresas no Estado, cujo tempo varia entre 3 a 5 minutos pela internet, seja facilitado com WhatsApp, conforme anunciado pelo governo.
“Nós hoje temos no Estado do Ceará, uma pessoa consegue abrir o seu negócio em cerca de 3 minutos, mas agora vai poder facilitar o acesso dessas pessoas, que é a possibilidade de elas abrirem a sua empresa pelo WhatsApp", anunciou o governador Elmano de Freitas (PT) na reunião do Fórum Estadual de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
"Nós vamos, com isso, garantir que pessoas do Ceará inteiro – jovens, homens, mulheres – possam, no seu celular, abrir o seu negócioe já ter alvará de funcionamento do corpo de bombeiros, já ter a certidão da sua empresa, ter o seu CNPJ”, acrescentou na ocasião.
O governador espera, ainda, que o serviço fomente os empregos no Ceará, tendo em vista que cerca de 1 milhão de empresas no Estado são voltadas a pequenos negócios, englobando a maior parte dos postos de trabalho. Algo que poderá ser potencializado com a possibilidade de abertura de novas empresas pelo WhatsApp.
No primeiro trimestre deste ano, o Ceará contou com a abertura convencional de 26.822 empresas, com um saldo positivo de oito mil novos negócios em comparação aos encerramentos. Os destaques de registros do período ficaram com Fortaleza, com 13.185 aberturas; Caucaia, com 1.067; e Juazeiro do Norte, com 1.051.
Questionado se havia estimativa para ampliar este número com a nova modalidade virtual, Elmano relatou que, como o Ceará é pioneiro na medida, ainda não há um estudo que demonstre tais impactos.
“O que eu posso dizer é que nós temos um saldo positivo de abertura de negócios no Ceará muito importante e que nós vamos continuar nesse esforço de trazer mais negócios”, disse.
O objetivo é que o processo seja realizado de forma gratuita, simples e acessível por meio de uma conversa entre o empreendedor e um robô no WhatsApp, o qual faz perguntas para guiar o processo até a conclusão do registro da empresa. Para iniciar o serviço, os interessados devem entrar em contato pelo número (85) 3108-2920.
“Empreendedor vivia uma saga para abrir empresa. Na Junta, nós criamos um sistema para que tudo pudesse ser feito pela internet. O resultado desse trabalho, da implementação de tecnologia, é que a gente consegue hoje entregar a abertura de empresas pelo WhatsApp”, segundo a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, em fala no Fórum.
A ideia é chegar em locais do Estado onde não há tantos empreendedores formais e tirá-los da informalidade. Carolina acredita que o número de formalização ao fim de 2024 ultrapasse a marca do segmento em 2023, de mais de 100 mil empresas instaladas com modelo simplificado no Ceará. "E agora com WhatsApp com modelo mais universal, mais inclusivo
Com informações do O Povo.
Ceará tem 72 açudes sangrando e ultrapassa marca alcançada em 2023
Foto Honório Barbosa |
Subiu para 72 o número de açudes no estado que atingiram 100% do volume total neste ano, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Os dois últimos reservatórios que sagraram foram o Açude Martinópole, localizado na cidade do mesmo nome e o Curral Velho, em Morada Nova.
A quantidade ultrapassou a registrada em 2023, quando 71 açudes sangraram. "Temos até o final de maio para encerrar a quadra chuvosa. Atingiremos bons números, o que vai garantir cada vez mais segurança hídrica ao povo cearense", explicou Tércio Tavares, diretor de Operações.
Após 15 anos, o açude Martinópole atinge sua capacidade máxima, segundo a Cogerh. O açude, que abastece a sede do município de Martinópole, não chegava a 100% de sua capacidade desde 2009.
Dos açudes monitorados pelo companhia, outros 12 estão com a capacidade acima de 90%. Por outro lado, existem 22 açudes que estão com volume inferior a 30%.
Com informações do G1 Ceará.
Ceará vacinou 99,8% das crianças nascidas em 2023 contra a poliomielite, diz Unicef
Foto Samuel Setubal |
O Ceará conseguiu vacinar quase todas as crianças nascidas em 2023 com a vacina contra a poliomielite. Conforme levantamento feito pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), nasceram 105.687 crianças no Ceará no ano passado e foram aplicadas 105.519 primeiras doses da Pólio Injetável, o que representa 99,8% dessa população.
A cobertura vacinal de todos os imunizantes vem sofrendo quedas desde 2018 no Estado. No entanto, a partir de 2022 é possível observar um aumento das coberturas vacinais. Em 2023, de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), o Ceará atingiu 93,01% do público alvo para a vacina da poliomielite. A meta é atingir os 95%.
No Brasil, o Unicef destaca a diminuição do número de crianças sem vacina. Em 2022 nasceram 2,56 milhões de crianças no Brasil e foram aplicadas 2,32 milhões de primeiras doses da Pólio (VIP) – o que significa que 243 mil crianças não receberam a primeira dose contra a Pólio.
Em 2023, esse dado melhorou: nasceram 2,42 milhões de crianças no Brasil e foram aplicadas 2,27 milhões de primeiras doses da Pólio Injetável, ficando faltando 152,5 mil crianças sem vacina.
“Estamos vivendo uma virada na direção de alcançarmos as coberturas vacinais necessárias para proteção de nossas crianças. Das 16 vacinas infantis recomendadas no calendário, 13 apresentaram aumento na cobertura em todo o Brasil, comparado ao registro de 2022”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 23.
Com informações do O Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário