Foto Leábem Monteiro |
Os homicídios seguem em alta em 2024, na comparação com 2023. Conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), março do ano corrente teve um aumento de 22,4% em mortes violentas, no Estado, em relação a março do ano passado.
278 crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) - que englobam homicídios, feminicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte - foram registrados no Ceará, em março último. Já em igual período de 2023, foram 227 mortes violentas.
O aumento de 22,4% na comparação de um mês com igual período do ano anterior é o maior crescimento do índice desde dezembro de 2020, quando houve um aumento de 55,6%. Naquele mês, foram registrados 319 CVLIs, enquanto dezembro de 2019 teve 205 crimes.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social respondeu que "mantém seus esforços direcionados a reduzir os indicadores de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em todo o território cearense. Para tanto, é realizado um alinhamento entre o trabalho ostensivo, investigativo e de inteligência".
Segundo a Pasta, "direcionados por estudos da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), o gestor da SSPDS, Samuel Elânio, participou de encontros nos últimos dias com representantes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Polícia Militar do Ceará (PMCE), na Região Metropolitana de Fortaleza e em municípios do interior. Em pauta, a ampliação do reforço de segurança nessas regiões".
Um dos episódios com mortes violentas registrado em março deste ano foi uma chacina com quatro vítimas, no Município de Cascavel, no dia 2 daquele mês. Quatro homens - que não tiveram a identidade revelada pela SSPDS - foram assassinados a tiros. Esta foi a terceira chacina de 2024.
O mês de março também teve a morte de três policiais militares, em Fortaleza. O último caso aconteceu com um PM que foi perseguido e baleado por criminosos, enquanto se dirigia ao quartel que trabalhava.
Todas as macrorregiões do Ceará tiveram aumento de homicídios, em março. Confira os dados:
Com informações do Diário do Nordeste.
Conta de luz vai ficar em média 2,8% mais barata a partir do dia 22 de abril
A conta de luz vai ficar mais barata a partir da próxima segunda-feira (22). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário médio de -2,81% nas contas de luz da Enel Distribuição Ceará. É o primeiro reajuste negativo da companhia nos últimos dez anos.
Previsto para ser deliberado na 12ª Reunião Pública Ordinária de 2024, realizada na manhã desta terça-feira (16), o assunto sequer chegou a entrar no bloco de pautas, sendo aprovado diretamente.
Para clientes de alta tensão (grandes empreendimentos), a conta de luz cairá 2,10%. Para os consumidores residenciais, especificamente, a redução será de 3,10%.
COMO É DEFINIDO O REAJUSTE?
O reajuste na conta de luz é definido pela Aneel com base nos balanços financeiros repassados pela Enel Distribuição Ceará à agência reguladora, que designa um relator para calcular a mudança nos preços das tarifas de energia
Com informações do Diário do Nordeste.
Homem é encontrado morto dentro de carro na cidade de Catarina
O Núcleo de Perícia Forense de Tauá identificou a causa da morte do homem encontrado na cidade de Catarina.
O corpo de Paulo Rodrigues Freire, 49 anos, filho do casal, João Rodrigues Freire e Antonia Rodrigues Freire, residente no interior do município, deu entrada no IML na noite de ontem (15), após ser encontrado dentro de um carro em uma oficina mecânica da cidade.
A Polícia Militar, Sanu e Inspetores da Delegacia Regional de Polícia Civil de Tauá estiveram no local. Não foram identificadas marcas de violência no corpo.
Na manhã desta terça-feira (16), foi feita a necropsia, apontando que Paulo Rodrigues teve morte natural. O corpo está sendo liberado para a família.
Com informações do Blog do Wilrismar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário