Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Alimentos fritos em óleo de cozinha velho podem gerar danos cerebrais, diz pesquisa

 


Foto Shutterstock
Uma pesquisa aponta que alimentos fritos em óleo de cozinha velho podem causar danos cerebrais. A informação foi divulgada pelo portal Medical Daily.

De acordo com os resultados apresentados no Discover BMB 2024, a reunião anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, as dietas que contém óleos de cozinha velho – aquele que é reutilizado diversas vezes no preparo de alimentos – aumentam os níveis de neurodegeneração em comparação a uma dieta padrão.

"A fritura em altas temperaturas tem sido associada a vários distúrbios metabólicos, mas não houve investigações de longo prazo sobre a influência do consumo de óleo frito e seus efeitos prejudiciais à saúde. Até onde sabemos, somos os primeiros a relatar resultados de longo prazo. a suplementação de óleo frito aumenta a neurodegeneração na prole da primeira geração”, disse Kathiresan Shanmugam, professora associada da Universidade Central de Tamil Nadu, na Índia, que liderou o estudo.

Os pesquisadores descobriram que o óleo reutilizado contém propriedades prejudiciais ao cérebro que se infiltram na comida. A pesquisa foi feita com ratos que foram alimentados com dietas ricas em óleos reutilizados.

Os bichos apresentaram mais sinais de danos cerebrais, além de inflamação no fígado, comparados a um grupo que manteve uma dieta padrão

Com informações do Diário do Nordeste 

Com sonho de ter carro esportivo, cearense constrói o próprio modelo a partir de carro velho

Foto Lorena Tavares/TVM
Um sonho, pouco dinheiro, mas muita vontade de realizar. Essa era a realidade do autônomo cearense Ivan Lima, um apaixonado por carros tunados que resolveu construir o próprio modelo esportivo, a partir de um carro velho.

Morador de Juazeiro do Norte, Ivan já era fã dos filmes "Velozes e Furiosos", o que despertou a paixão pelos veículos. Há dois anos, ele comprou um modelo Ford Versailles usado, ano 91, por R$ 3 mil e começou a trabalhar. “O carro foi um achado. Ele tava com o teto um pouco destruído por conta de um acidente e o dono queria vender. Foi bom pra ele e pra mim” explicou Ivan.

A foto de um Nissan GTR foi a inspiração para criar o modelo. Como ele não entende de mecânica, passou meses assistindo tutoriais para retirar a carroceria antiga e preparar os moldes em papelão para depois partir para a metalúrgica.

Ivan relembra que, antes de adquirir os materiais, passava horas pensando no que precisava comprar para transformar o carro do jeito que queria. "Eu não podia errar para não desperdiçar material, por conta do dinheiro", diz.

Todo o processo foi feito na garagem de casa, que ele transformou em uma oficina. O trabalho é todo artesanal, feito à mão com itens da marcenaria e carpintaria, desde os rabiscos dos moldes em papelão até a funilaria da estrutura de aço. Depois de pronto, Ivan batizou o novo possante de "Godzilla da Quebrada".
.
Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário