Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Veja os 10 municípios cearenses que reduzirão o número de vereadores em 2025

 Das cidades, seis já tiveram ações ajuizadas e quatro seguem aguardando regularização

Mudança já será válida para as eleições deste ano, influenciando a partir do mandato de 2025-2028

Dez municípios cearenses diminuirão o número de vereadores em suas casas legislativas a partir do mandato de 2025-2028. A mudança ocorre devido ao Censo demográfico de 2022, que constatou uma população bem menor do que a estimada nestes locais. Assim, eles mudaram de faixas, que indicam o número correspondente de parlamentares a integrarem à Câmara. Dos dez municípios cearenses, três (Barroquinha, Catarina e Saboeiro) tiveram suas ações ajuizadas primeiro pela Justiça. Neste mês de abril, também por ação do Ministério Público do Ceará, foi reduzido o número de parlamentares de Acarape, Aracati e Maranguape. Por fim, o MP segue atuando para a regularização em Acopiara, Auiaba, Alto Santo e Graça.
A maior parte consiste em pequenos municípios, com menos de 15 mil habitantes. Nestes casos, o número correto deve ser de nove parlamentares. Já Acopiara contava com 15 vereadores, quando deveriam ser 13; Aracati com 16, quando o número correto era 15; e, o maior município, Maranguape, de 19 vereadores deverá contar com 17.

Lista de municípios com números irregulares de vereadores

Acarape - de 11 vereadores para 9

Acopiara - de 15 vereadores para 13

Alto Santo - de 11 vereadores para 9

Aracati - de 16 vereadores para 15

Auiaba - de 11 vereadores para 9

Barroquinha - de 11 vereadores para 9

Catarina - de 11 vereadores para 9

Graça - de 11 vereadores para 9

Maranguape - de 19 vereadores para 17

Saboeiro - de 11 vereadores para 9

Primas que estavam desaparecidas são encontradas mortas no interior do Ceará

Polícia investiga relação do duplo homicídio com a morte de uma outra jovem que também estava desaparecida encontrada morta na sexta - Dois adolescentes foram apreendidos

Marina (à esquerda) e Eveline eram primas e desapareceram no último dia 1º de abril

Os corpos de duas adolescentes de 15 e 18 anos que estavam desaparecidas foram encontrados nesta quarta-feira (10), em Tianguá, município da Serra da Ibiapaba. A Polícia Civil investiga a relação do duplo homicídio com o assassinato de uma outra jovem, que também estava desaparecida e teve o corpo encontrado na sexta-feira, (5). Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dois adolescentes de 15 anos foram apreendidos suspeitos de envolvimento nas três mortes.
Ato infracional análogo ao crime de homicídio foi lavrado ainda na sexta-feira (5), em relação à morte de Ana Vitória Duarte Pereira Batista, de 20 anos. Ela havia desaparecido no dia 23 de março e o corpo foi encontrado com marcas de violência em um terreno de Tianguá no dia 5.
Já as primas Eveline Sousa Mendes, de 18 anos, e Marina do Nascimento Sousa, de 15 anos, desapareceram no dia 1º de abril. Os corpos das duas foram localizados na manhã desta quarta-feira (10), na localidade de Sítio Caracol, na zona rural de Tianguá.
Conforme a família de Eveline, a jovem havia saído de moto com um menino e com uma amiga e não mais foi vista. Já de acordo com a família de Marina, ela foi vista pela última vez no Polo de Atendimento em Tianguá. Ela havia saído de casa em um moto-táxi. 
As possíveis motivações dos crimes não foram repassadas pela SSPDS. O caso segue a cargo da Delegacia Regional de Tianguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário