Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Quatro jovens que estavam desaparecidas foram encontradas mortas em menos de uma semana no interior do Ceará

Foto Arquivo pessoal
Quatro jovens, entre elas duas primas, que estavam desaparecidas nas cidades de Tianguá e Itarema, no interior do Ceará, foram encontradas mortas, com marcas de violência nesta quarta-feira (10) e na última sexta-feira (5).

As vítimas são:

Eveline Souza Mendes, de 18 anos;

Marina Nascimento Souza, prima de Eveline, de 15 anos;

Ana Vitória, sem idade informada;

Júlia Rafaela, de 17 anos.

Conforme familiares, Eveline e a prima Marina sumiram no mesmo dia, em Tianguá, e os corpos foram encontrados juntos na zona rural. Antes disso, a polícia já havia localizado o corpo de Ana Vitória, que estava desaparecida há mais de uma semana no mesmo município.

Já o desaparecimento de Júlia Rafaela ocorreu em Itarema. Parentes informaram que a jovem saiu de casa para ir a uma praia e não manteve mais contato.

Com informações do G1 Ceará.

Contas de luz no Ceará podem ficar mais baratas a partir de 22 de abril

Foto Thiago Gadelha 
As contas de energia no Ceará podem ficar mais baratas a partir de 22 de abril. O documento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propõe redução média de 2,81% no Estado.

Na próxima terça-feira (16), a Aneel realiza reunião pública ordinária da diretoria. No encontro, o reajuste deverá ou não ser aprovado pelo órgão regulador.

Para clientes de alta tensão (grandes empreendimentos), o reajuste seria de - 2,10%, enquanto para consumidores de baixa tensão (consumidores residenciais, principalmente), a redução seria de 3,03%. O efeito médio nas contas está previsto para - 2,81%.

Os dados foram confirmados pela Enel Ceará, concessionária de energia do Estado, e pela Aneel. Conforme explica Erildo Pontes, presidente do Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Ceará, o reajuste será dado com base em balanços financeiros repassados pela empresa à agência, que designa um relator para fazer os cálculos sobre a mudança nos preços das tarifas de energia.

"Esses números são calculados pela Aneel a partir do que cada distribuidora manda. Existem regras muito claras para o cálculo, mas quem faz esse cálculo não é a empresa local, mas sim a Aneel respeitando as normas da concessão. No final, o que sobra é alguns números que são expurgados, ou para um lado ou para o outro. Depois a agência calcula e torna público esses números", explica.

"Na reunião da Aneel, que acontece sempre às terças-feiras, há a homologação do número. As concessionárias ficam tentando puxar para um lado ou para o outro essas planilhas no sentido de que o número seja o melhor possível para as distribuidoras, porque defendem capital de acionistas. Eles fazem de tudo para levar o número para cima. O IGP-M vem negativo ultimamente, e ele é atrelado ao contrato da Enel Ceará", completa o presidente do Conselho

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário