Web Radio Cultura Crato

sábado, 13 de abril de 2024

Seis mulheres foram assassinadas no Ceará em 24 horas

Foto Arquivo pessoal 
Seis mulheres foram assassinadas a tiros na capital, Região Metropolitana e no interior do Ceará entre esta quinta-feira (11), e as primeiras horas desta sexta-feira (12). Na ocasião, outras duas saíram baleadas, mas foram socorridas.

Um dos crimes ocorreu na Avenida Tenente Lisboa, no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, na madrugada desta sexta (12). Duas jovens, não identificadas formalmente pela polícia, foram mortas com disparos de arma de fogo em via pública.

Uma das vítimas ficou caída na pista, ela portava um bolsa e apresentava várias lesões no rosto e no corpo. Já a outra, estava caída em uma calçada.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as circunstâncias do duplo homicídio são investigadas pela 4ª Delegacia Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Uma morta e duas feridas

Também durante a madrugada desta sexta, uma jovem foi morta e outras duas baleadas em um estabelecimento na rua Antônio dos Santos, no Bairro do Camurupim, em Caucaia, na Região Metropolitana.

De acordo com a Secretaria da Segurança, os suspeitos chegaram ao local onde as vítimas estavam e passaram a atirar. Uma das mulheres, de 23 anos, tentou se esconder em um banheiro, mas foi executada.

Na ocasião, outras duas foram atingidas pelos disparos e socorridas a um hospital da região. O estado de saúde delas não foi informado.

Conforme a Secretaria da Segurança, a Delegacia Metropolitana de Caucaia está a cargo das investigações para elucidar todas as informações acerca do caso, bem como capturar os suspeitos de envolvimento com o crime.

Professora morta

Ainda nas primeiras horas desta sexta-feira, uma professora foi morta a tiros na frente da família após ter a casa invadida por criminosos no distrito de Oiticica, a cerca de 6 km de distância da sede da cidade de Parambu, no interior do Ceará.

Segundo o delegado Gisleian Lima, da Delegacia Municipal de Parambu, o crime aconteceu por volta de 2 horas, vitimando Verônica Pereira Cavalcante, de 39 anos.

Ainda conforme o delegado, a polícia realiza buscas para tentar identificar e capturar os suspeitos.

Sobral

Outras duas mulheres foram assassinadas no município de Sobral nesta quinta-feira. No primeiro caso, uma jovem foi encontrada morta em um terreno no distrito de Jaibaras, na zona rural da cidade. Durante à noite, outra foi morta a tiros no Bairro Santa Casa, na sede do município.

De acordo com a SSPDS, a vítima da zona rural não foi identificada formalmente. Já a segunda, tinha 19 anos e possuía antecedentes criminais por roubo e receptação, além de histórico de atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas, posse de drogas e receptação, quando adolescente.

A investigação dos dois casos está a cargo da Delegacia Regional de Sobral.

Com informações do G1 Ceará.

86 mulheres são mortas nos últimos quatro meses no Ceará; abril soma 18 casos

Foto Montagem feita a partir de Redes sociais
Em apenas 12 dias, este mês deabril registra pelo menos 18 mortes violentas de mulheres no Ceará. Os crimes ocorreram em Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Acopiara, Guiauba, Ubajara, Tianguá, Sobral, Acaraú e Caucaia. O número faz parte da apuração parcial do O POVO e foi verificado caso a caso. Somados com os casos dos meses janeiro, fevereiro e março, que contabilizaram 68 mortes, são 86 mulheres mortas vítimas de violências.

Em Fortaleza, há registro de crimes violentos contra mulheres nos bairros Carlito Pamplona, Planalto Ayrton Senna e Damas. Importante ressaltar que os números de março estão registrados no relatório de ocorrências da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) somente até o dia 20, ou seja, há possibilidade do número ser maior que 86, em razão de serem dados parciais.

Conforme apuração do O POVO, a maioria dos casos de abril são registros de desaparecimentos de garotas seguido de achado de cadáveres, casos que envolvem facções criminosas e de torturas. Vítimas encontradas com pés e mãos amarradas.

No decorrer do ano de 2024, entre janeiro e março, foram 68 mulheres mortas por Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, feminicídio, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte. Pelo menos 33 cidades tiveram registros de morte de mulheres, sendo a mais velha com 64 anos e a mais nova morta em Caucaia, com seis anos de idade. Os dados são da SSPDS.

Os últimos casos foram registrados em Fortaleza, Caucaia, Guaiuba, ambas na Região Metropolitana. Além de Sobral, a 234 quilômetros da capital cearense, onde foi morta uma vítima identificada apenas como Luisa. Na madrugada desta sexta-feira, 12, no bairro Carlito Pamplona, duas jovens identificadas como Karoline Vitória e Luana Soares foram mortas a tiros.

Já em Caucaia, também nesta madrugada, Cátia Rocha, e 44 anos foi morta dentro de um imóvel no bairro Tabapuá. Ela foi candidata a conselheira tutelar. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) publicou nota de pesar em razão da vítima ser esposa de um advogado. 

Além dela, uma mulher de 23 anos identificada apenas como Maria Eduarda foi morta a tiros no bairro Camurupim. Além de Eduarda, outras duas mulheres foram baleadas e socorridas a uma unidade de saúde.

Em Parambu, também nesta sexta-feira, a professora Verônica Pereira Cavalcante, de 39 anos, teve a casa invadida por criminosos. A educadora foi morta na frente da família dentro do próprio imóvel. O caso é investigado pela Delegacia Municipal de Parambu.

As investigações são realizadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Delegacia Metropolitana de Caucaia.

Nessa quinta-feira, dia 11, em Sobral, uma jovem de 19 anos de idade foi morta. De acordo com a SSPDS, a vítima possuía antecedentes por roubo e receptação. Ela foi atingida por tiros e socorrida a uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. O caso é investigado pela Delegacia Regional de Sobral.

Ainda houve registro de uma mulher morta em Guaiuba, na noite da segunda-feira, 8. Conforme a SSPDS, o corpo encontrado apresentava lesões por disparos de arma de fogo, na localidade de Baixa Funda.

No dia 10, os cadáveres de duas primas que estavam desaparecidas foram encontrados no município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba. Eveline Sousa Mendes, de 18 anos e Marina do Nascimento Sousa, 15 anos haviam desaparecido no dia 1º de abril.

A Polícia investiga se o duplo homicídio possui relação com o caso de outra mulher que foi encontrada morta. Ana Vitória Duarte Pereira Batista, de 20 anos, desapareceu em março, mas teve o corpo encontrado no dia 5 de abril, também na zona rural de Tianguá.

Outro caso de desaparecimento ocorreu em Itarema, com a vítima Júlia Rafaela, de 17 anos. A moça foi encontrada morta no município de Acaraú no dia 10.

No dia 17 de fevereiro quatro mulheres foram mortas em Caucaia, na RMF. O crime, ocorrido no bairro Urucutuba, foi considerado uma chacina. Uma quinta pessoa que sobreviveu prestou depoimento apontando a autoria para integrantes de facções criminosas

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário