Web Radio Cultura Crato

domingo, 14 de abril de 2024

Corpo de mulher é encontrado em estado de decomposição em Iguatu

 

O corpo de uma mulher foi encontrado em estado de decomposição nessa última sexta-feira, 12, em via pública, no bairro Cohab III, no município de Iguatu, a 361,4 quilômetros de Fortaleza. A vítima ainda não foi identificada e ainda não há informações sobre a motivação do crime.

Na ocorrência, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas para coletar vestígios para a investigação do crime.

De acordo com a Pefoce, apenas após o laudo da perícia será possível determinar as causas da morte. A Polícia Civil do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia Regional de Iguatu está à frente das investigações.

Com informações do O Povo.

Ceará realiza mais de 150 mil cirurgias eletivas em um ano por meio do programa estadual de redução de filas


Foto Ceará Agora 
O Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, da Saúde do Ceará, ultrapassou o número de 150 mil cirurgias eletivas em cerca de um ano desde seu lançamento. De janeiro de 2023 até esta sexta-feira (12), foram realizados 150.284 procedimentos. A iniciativa conta com financiamento estadual e federal e está presente em todas as cinco regiões de Saúde do Estado – Fortaleza, Norte, Litoral Leste, Sertão Central e Cariri.

Para a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, os números são a prova do compromisso que o Governo do Estado tem com a população que necessita desses procedimentos. “Estamos levando a assistência para mais próximo do cidadão, fortalecendo a regionalização e a descentralização dos serviços de alta complexidade. Esse número nos deixa muito satisfeitos e a gente continua criando e pensando em novas alternativas para que possamos, cada vez mais, operar dentro do estado e reduzir a fila de cirurgias o máximo possível. Então, é um estímulo para que a gente possa prosseguir nesse grande desafio”, diz.

No período de janeiro a de março de 2024, foram realizados 26.835 procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, em todo o Estado, de acordo com a coordenadora de Telessaúde da Sesa, Melissa Medeiros. “Hoje fazemos as cirurgias do programa além do horário das demais, nos hospitais e, dessa forma, passamos a ter um balanço positivo, porque o número de pacientes que entraram na fila foi menor que o número de cirurgias realizadas. A tendência é que a gente estabilize as entradas e assim, poderemos reduzir o tempo de espera para os procedimentos, que é o nosso maior objetivo”, pontua.

Para a gestora, a iniciativa traz mais comodidade para o paciente e fortalece a regionalização da saúde. “Com o programa, fortalecemos os hospitais regionais e municipais, que também fazem essas cirurgias, e isso traz benefícios para os pacientes, porque eles podem ser operados próximo de casa e não precisam de deslocamento para a capital”, destaca.

Além dos hospitais da rede estadual, também fazem cirurgias, por meio desse Programa, hospitais municipais, particulares e filantrópicos. “São 59 contratos em vigência para realizarmos esse programa e poderemos continuar realizando esses procedimentos dessa forma por mais seis anos, conforme a necessidade real dos pacientes”, explica.

Com informações do Ceará Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário