Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Ceará lança programa para recuperar celular roubado ou furtado

 

Foto Reprodução/TV Globo

O Governo do Ceará lançou nesta terça-feira (2) a ferramenta Meu Celular para ajudar na recuperação de aparelhos furtados ou roubados no Ceará.

Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário deve entrar no endereço da plataforma e registrar a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição. O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. Confira o passo a passo abaixo.

O usuário deve formalizar um boletim de ocorrência com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para vermelho e assim permaneça até que seja recuperado.

Como funciona?

A população poderá criar um alerta, no site do programa, em caso de roubo, perda ou furto de celular, ou tablet;

Para isso, será necessário um cadastro on-line com os dados pessoais e as informações do dispositivo;

Depois do alerta criado, a polícia terá conhecimento e poderá trabalhar na recuperação do aparelho.

Como faço para me cadastrar?


Cadastre as suas informações pessoais e o número do IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel) do seu celular ou tablet;

(Para saber o número do IMEI, basta digitar no seu celular *#06#)

Pode cadastrar mais de um dispositivo;

O cadastro pode ser feito a qualquer momento,

antes, como precação, ou até depois de alguma ocorrência.

Com informações do G1 Ceará.

Celulares roubados no Ceará receberão mensagens para devolução

Foto Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Os usuários de celulares que utilizam equipamentos roubados ou furtados receberão, a partir desta terça-feira, 2, mensagens de texto da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) solicitando a devolução voluntária dos aparelhos. Detalhes foram divulgados na solenidade do lançamento da plataforma“Meu Celular” na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Fortaleza. 

A medida faz parte da operação permanente da PC-CE “Meu Celular”. A ação é realizada em parceria com as operadoras de telefonia móvel, o Poder Judiciário e o Ministério Público do Ceará (MPCE).

De acordo com o governador Elmano de Freitas, a identificação do aparelho e de dados da pessoa que o utiliza é feita a partir do número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), além de outras informações.

As mensagens enviadas solicitarão a devolução voluntária do aparelho na antiga sede da Delegacia Geral de Polícia Civil, na Praça do Rosário, no Centro de Fortaleza — esse será o único local onde a devolução dos aparelhos será feita. Em seguida, os profissionais da Polícia Civil abrirão inquéritos para investigar e encontrar os locais que realizam a venda desses celulares roubados.

“Tem gente que adquire esse celular de quem praticou o furto e o roubo e busca revender e revende esse celular roubado e furtado. A operadora aceita o chip e a pessoa que comprou esse celular, muitas vezes, não sabe que esse celular é resultado de um furto ou de um roubo. O fato é que nós temos a informação pelo IMEI de que esse celular está sendo usado, tem um novo número. Nós temos o dado da pessoa e o cadastro da pessoa que usa”, afirmou o governador.

Caso a devolução voluntária não seja feita após a intimação, o governador destacou que a Polícia poderá localizar o usuário para que o aparelho seja devolvido. A partir disso, dependendo da situação, a pessoa poderá responder por roubo, furto ou receptação.

“Nós precisamos pedir autorização judicial para que o juiz autorize que a Polícia Civil encontre essa pessoa e peça para que ela devolva o celular. Ou devolva porque ela vai receber uma comunicação para devolver, ou porque vai ter uma operação de busca e apreensão na sua casa para devolver o celular [...] Isso nos permitirá a investigação de toda a cadeia que nós temos hoje no Estado de verdadeiras quadrilhas envolvidas com furto e roubo de celular”, enfatizou.

Ainda segundo Elmano, a Polícia realizará a comunicação com os proprietários originais para que o aparelho seja devolvido. A entrega programada dos equipamentos será feita no Centro de Eventos do Ceará.

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário