Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Homicídio em Juazeiro do Norte


Por volta das 20h10min, chegou ao conhecimento da CIOPS/Juazeiro, que na Rua Manuel Tavares Lopes nº145 no bairro São José, teria ocorrido disparos de arma de fogo contra uma pessoa e a mesma encontrava-se caída ao solo, de imediato foi acionada a composição da RD 1277, foi acionada para o local onde constataram a veracidade dos fatos, sendo acionada uma equipe do SAMU onde constataram o óbito de JAUELISSON D A, 28 anos, residente no bairro São José, o qual foi alvejado com dois disparos de arma de fogo, um deles atingiu na cabeça e outro no tórax, diante do óbito, foi acionado a PERFOCE bem como o rabecão onde fizeram o translado do corpo para o I.M.L para ser necropsiado; Segundo informações colhidas no local, o acusado do delito trata-se de um indivíduo que transitava em uma motocicleta de cor escura. Vale salientar que ao realizar uma consulta junto ao sistema SIP-Consulta Integrada, consta em seu desfavor da vítima procedimento por ROUBO (OUTROS) - CONSUMADO e no dia 09/04/2017 havia sofrido uma Tentativa de homicídio; Os milicianos após realizaram os procedimentos de praxe para este tipo de ocorrência. Outras viaturas foram acionadas no intuito de localizar duplas suspeitas em motocicletas com as mesmas características repassadas//////blogdogesso.

Parasitas encontrados em peixes no Rio Jaguaribe, em Iguatu, são identificados

Os parasitas encontrados nos peixes da espécie Curimatã, no Rio Jaguaribe, na localidade de Quixoá em Iguatu, interior do Ceará, são do gênero Clinostomum e causam a doença dos pontos amarelos, que pode resultar na morte do animal. Espécies deste gênero de parasita já foram encontradas em humanos no Japão e Coreia do Sul, com localização na região da faringe. No Brasil, houve registro em várias espécies de peixes de água doce.

O laudo foi concluído nesta semana. O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) recebeu no dia 30 de março, por meio da Vigilância Sanitária de Iguatu (VSI), amostras de peixes infestados por larvas. Para classificá-los, o Lacen enviou o material o Laboratório de Inspeção e Tecnologia de Pescado, do Departamento de Tecnologia de Alimentos, da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, cujo especialista professor Sérgio Carmona confirmou o parasita e o identificou.

Os parasitas encontrados nos peixes possuem como hospedeiro definitivo répteis, aves e mamíferos. A espécie identificada pela Universidade Federal Fluminense costuma ter como primeiro hospedeiro o caramujo. De acordo com o titular da VSI, o biomédico Samuel Bezerra, essas larvas são encontradas geralmente em criatórios de piscicultura, desde que exista o caramujo, considerado uma espécie invasora. Quando não há a presença do molusco, o parasita penetra no peixe, considerado um hospedeiro secundário, alternativo.

"As larvas contaminam os peixes através de fezes humanas ou de aves infectadas pela verminose. O homem pode adquirir o contato com a larva através do banho, onde essa larva sai dos peixes ou caramujo. Não é recomendado consumir a carne desses animais contaminados, com risco de acometer o homem. É uma doença rara, mas não é endêmica", comentou.

Até o momento, não houve mais informações de novos peixes contaminados. Contudo, vale lembrar que a pesca está proibida devido ao período da piracema, época de reprodução dos cardumes. Samuel Bezerra recomenda não consumir peixes da região, nem tomar banho no rio, tendo em vista que a larva pode penetrar a pele humana. Ele afirma que vai entrar em contato com as Secretarias do Meio Ambiente do município e do Estado para que os órgãos averiguem a possível presença de caramujos em açudes com criatório de peixes.

LUCAS MOTA
O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário