Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Consumidor de energia no Ceará terá redução de 0,39% em suas contas



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, ontem, o reajuste tarifário anual da Enel Distribuição Ceará. As tarifas serão reajustadas, em média, em 0,15% para todos os clientes da distribuidora. Para os consumidores de baixa tensão (residenciais), haverá uma redução média de 0,39%. Já para os clientes de média e alta tensão, o reajuste será de 1,44%. Somente 23,6% da conta de luz se destina ao serviço de distribuição de energia operado pela Enel Distribuição Ceará.

O reajuste passa a valer a partir do próximo sábado (22) e ficou bem abaixo da inflação aplicada nos últimos 12 meses, medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,86% e 4,57 respectivamente. Segundo José Alves, diretor de Regulação da Enel no Brasil, “um dos principais fatores que impactaram a tarifa desse ano foi a redução da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), encargo federal que compõe despesas como descontos da tarifa social baixa renda e produção de energia termelétrica nos sistemas isolados.

Fonte: O Estadoce

ÚLTIMA HORA: Bandidos ateiam fogo em coletivos de Fortaleza



Pelo menos dez ônibus foram incendiados em Fortaleza durante o início da tarde desta quarta-feira (19). As ações ocorreram em diversos bairros. Foram registrados ataques no Barroso, na Aerolândia, Siqueira, entre outros. Um carro da Cagece e da Enel também foram alvo dos bandidos.

Algumas empresas deram ordem para os motoristas pararem de circular. Segundo informações preliminares, o terminal do Antônio Bezerra, da Parangaba e do Papicu estão impedindo a entrada e saída de coletivos. Segundo foi informado pelos fiscais dos terminais, não há previsão de normalização do serviço.

Até o momento, não houve registro de feridos. O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Fortaleza (Sintro) está levantando o total exato de veículos atacados, mas até o momento, há registro de pelo menos 10 ônibus incendiados. 

A motivação dos ataques seria uma retaliação a transferência de detentos do Carrapicho para a CPPL II. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ainda não se pronunciou sobre o caso.

Com informações do portal Cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário