Web Radio Cultura Crato

domingo, 5 de março de 2017

Fortaleza tem 2ª maior chuva do Ceará em 24 h; choveu em 50 cidades


Trecho da Avenida Washington Soares no Bairro Parque Manibura ficou alagado. Trânsito ficou congestionado (Foto: Adna Helena/Arquivo Pessoal)
Trecho da Avenida Washington Soares no Bairro Parque Manibura ficou alagado. Trânsito ficou congestionado (Foto: Adna Helena/Arquivo Pessoal)

 
Fortaleza registrou a segunda maior chuva do Ceará, com 48 milímetros observados no posto Água Fria, no período entre 7h de sexta-feira (3) e 7h deste sábado (4). Altaneira, na região do Cariri, foi a cidade com maior volume, com 79,5 milímetros.

Em todo o estado, houve precipitação em pelo menos 53 cidades, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As outras chuvas de maior volume aconteceram em Farias Brito (45 mm), Juazeiro do Norte (41 mm), Granjeiro (41 mm), Várzea Alegre (34 mm), Fortaleza (32,4 mm no posto Messejana), Aquiraz (32 mm), Abaiara (32 mm) e Itaitinga (26 mm).

Previsão
A Funceme prevê chuva em todo estado durante o fim de semana. Conforme o órgão, a temperatura nas cidades cearenses deverá ficar entre 24 e 31 graus.

Para o sábado (4), a Funceme prevê nebulosidade variável com chuva em todo o estado ao longo do dia. Já no domingo (5), a previsão é que ocorra chuvas isoladas em todas as regiões cearenses.

Fortaleza deverá ter nebulosidade variável com chuvas entre a madrugada de sábado e o início da manhã. Ao longo do dia, o céu ficará parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas.

O domingo na capital deverá ser de céu parcialmente nublado e claro, com chuvas ao longo do dia.



Fonte G1 Ceará

Proposta muda constituição para permitir vaquejadas

Não serão consideradas cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que previstas na Constituição

Tramita na Câmara o Proposta de Emenda à Constituição 304/17, do senador Otto Alencar (PSD-BA), que permite a realização das vaquejadas. A proposta descaracteriza a prática de crueldade associada ao esporte. 


De acordo com a PEC, não serão consideradas cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais previstas na Constituição e registradas como integrantes do patrimônio cultural brasileiro. A condição para isso é que sejam regulamentadas em lei específica que garanta o bem-estar dos animais.

O texto foi apresentado após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a prática, em outubro de 2016. No julgamento da ação que proibiu a prática no STF, o relator, ministro Marco Aurélio, considerou haver “crueldade intrínseca” contra os animais. A Constituição veda práticas que submetam animais a crueldade.

Segundo Alencar, a proposta encerra a controvérsia que cerca a questão. “Práticas culturais de natureza imaterial que integram o patrimônio cultural brasileiro e comprovadamente não submetam os animais à crueldade possam se realizar sem óbice”;

Tramitação

A proposta será analisada em comissão especial, que já foi criada. Depois será votada em dois turnos no Plenário.

 


Fonte Ceará Agora

Neozelandesa teve partes do corpo reimplantadas e virou símbolo da luta contra violência doméstica no país


      
Uma mulher que teve as mãos decepadas após um ataque de seu então namorado com uma espada de samurai, em 2003, virou símbolo da luta contra a violência doméstica na Nova Zelândia. Simone Butler, de 42 anos, teve os braços reimplantados e passou por anos de fisioterapia e apoio psicológico. Há dois anos, ela publicou um livro para relatar a experiência.
No dia do crime, a vítima estava acompanhada de uma amiga, Renee Gumbie, que também foi atacada e perdeu a mão esquerda. Além disso, antes de ser preso, o ex-namorado de Simone, Antonie Dixon, ainda matou um homem a tiros em um posto de gasolina e fez um outro refém. Ele era usuário de drogas e tinha consumido metanfetaminas pouco antes do ataque.
“Não morri porque sou resistente por natureza, acho. Não tinha muitas expectativas na vida quando encontrei Antonie. Havia sinais de alerta, mas me venceu pelo cansaço. Ele basicamente me perseguiu durante seis meses até que eu saísse com ele. Antonie era charmoso, carismático e me fazia rir. E gostava muito de mim. Minha autoestima era baixa naquela época e acabei acreditando em todos os elogios e promessas”, contou a vítima à BBC.
Em 2005, Dixon foi condenado à prisão perpétua. No entanto, sob alegação de insanidade mental do réu, que sofreu abusos sexuais e violência na infância, a defesa pediu que o caso fosse julgado novamente. Em 2009, antes que a segunda sentença fosse dada, ele apareceu morto na prisão.
Segundo investigações, ele teria se suicidado na prisão. Dixon havia sido preso 14 vezes ao longo da vida.
Quando recebi a notícia, saí dançando pela sala. Eu finalmente estava livre dele. Mesmo na prisão, Antoine encontrava maneiras de se comunicar comigo e me chantagear e ameaçar. Ele conhecia pessoas do lado de fora que podiam fazer o que pedisse.”
Hoje, Simone já consegue usar a mão esquerda e também não tem mais vergonha de mostrar as cicatrizes. Ela se tornou porta-voz de ONGs de apoio a vítimas de violência doméstica na Nova Zelândia.
Por muito tempo eu tive medo de sair de casa por causa das cicatrizes. Mas hoje sei que minhas mãos apenas mostram que estive em batalhas – e que as venci.” 
FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário