Será mesmo que o Conselho Tutelar pediu a prisão do pai que gravou um vídeo ensinando a profissão de pedreiro ao seu filho?
A notícia apareceu nas redes sociais e em diversos sites e blogs no dia 23 de março de 2017 e rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados na web. De acordo com o texto, um homem identificado como Francisco Fonseca teria sido preso após divulgar imagens onde ele ensina ao filho como rebocar uma parede!
A reportagem afirma que “[…] O diretor do Conselho Tutelar teria expedido junto a Vara da Infância e Juventude um mandato de prisão para o pai do garoto, acusando-o de explorar trabalho infantil do filho[…]”!
Na postagem que foi amplamente compartilhada, podemos ver uma foto do menor jogando massa em uma parede, ao lado de uma foto do homem sendo levado algemado para dentro do carro de polícia!
Será que essa notícia é real?
Será que o homem foi mesmo preso sob a acusação de exploração infantil?
Será que isso é verdade ou farsa?
Acontece que o vídeo do jovem aprendiz fez tanto sucesso que não demorou muito para que rumores começassem a pipocar na web. Alguns sites iniciaram o boato de que o pai do garoto teria sido preso a pedido do Conselho Tutelar por estar explorando o menino.
A verdade é que tudo isso não passa de mais uma mentira, uma farsa criada em cima de um assunto que está em evidência na rede.
Se formos analisar essa “reportagem”, podemos notar que ela possui várias características de um hoax, como por exemplo, a falta de fontes e as inúmeras incoerências ao longo do texto.
Em primeiro lugar, em qual Conselho Tutelar o “mandato” teria sido expedido? Somente na cidade de São Paulo existem vários.
Além disso, nenhum diretor de conselho tutelar pode expedir “mandato” e tampouco mandado de prisão. Isso cabe aos juízes!
A “reportagem” não cita nem o nome do tal diretor e nem mais nenhuma prova de que isso tenha ocorrido de fato.
E pra terminar, a imagem usada para ilustrar essa “notícia” – de um homem sendo levado pelos policias – é de um caso ocorrido em março de 2016 no estado de Minas Gerais, quando um homem foi preso após ter colocado “de brincadeira” um anúncio da venda de um bebê recém-nascido na OLX!
Conclusão.
Não há nenhuma prova de que o Conselho Tutelar mandou prender o homem que filmou o filho aprendendo a profissão de pedreiro! Trata-se de uma notícia falsa criada apenas para aproveitar o assunto que fez sucesso na web.
Fontehttp:www.e-farsas.com,Via Blog do Edy Fernandes
Michel Temer sanciona nesta terça-feira nova lei que facilitar outorgas de rádio e TV no Brasil
A Medida Provisória 747, que simplifica os processos de renovação de outorgas das emissoras de rádio e TV, será assinada pelo presidente Michel Temer, na próxima terça-feira (28), às 15h, no Palácio do Planalto, em Brasília.
A cerimônia de sanção presidencial deverá reunir 200 radiodifusores que comemorarão uma das maiores conquistas para o setor nos últimos 50 anos.
Antes da cerimônia, em reunião com o Conselho Superior, a ABERT homenageará o ministro Gilberto Kassab pelo apoio dado à modernização do ambiente regulatório.
Sobre a MP 747
O texto aprovado – e que não deverá sofrer vetos do presidente Temer -, traz inúmeras simplificações e melhorias para o setor de radiodifusão.
Há mais de dez anos, a ABERT trabalha junto às autoridades em busca de apoio para a adoção de uma regra clara sobre os prazos para o ingresso dos pedidos de renovação de outorga.
A MP 747 atendeu ao pleito setorial, permitindo que milhares de emissoras que perderam o prazo de renovação possam regularizar suas outorgas. “Anteriormente, as emissoras tinham que apresentar o requerimento entre seis e três meses de antecedência à data de vencimento da outorga, o que trazia inúmeros inconvenientes. O prazo agora será de doze meses anteriores à data de vencimento, o que facilitará a sua contagem”, explicou o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik.
As emissoras com outorgas vencidas terão prazo de 90 dias para a regularização da situação junto ao MCTIC. Outra simplificação importante será a dispensa da anuência prévia nos casos de transferência indireta, medida que eliminará milhares de processos administrativos.
Após a sanção presidencial, a ABERT informará os radiodifusores sobre outros pontos previstos pela MP, considerados um avanço para o setor.
Fonte Iguatu Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário