Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 15 de março de 2017

Cinco ministros de Michel Temer e senadores estão na lista de Janot

Ao todo, Janot enviou 83 pedidos de inquérito ao STF (Supremo Tribunal Federal) ( Agência Brasil )


Pelo menos cinco ministros do governo de Michel Temer estão na lista de pedidos de inquéritos do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. São eles: Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), Bruno Araújo (Cidades), Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia e Comunicações) e Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores).


Segundo a reportagem apurou, integram a relação ainda os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA), José Serra (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG).

Ao todo, Janot enviou 83 pedidos de inquérito ao STF (Supremo Tribunal Federal). Os pedidos são relacionados às delações premiadas de 77 delatores ligados à Odebrecht, segundo a PGR. Há, no entanto, mais um delator da Odebrecht, cujo acordo foi homologado pelo tribunal.

São executivos e ex-executivos, incluindo Emílio e Marcelo Odebrecht, que trataram, em acordo com a Justiça, sobre pagamento de propina e entrega de dinheiro por meio de caixa dois com o objetivo de reduzir as penas nos processos da Lava Jato.
Fim do segredo

Em nota, a procuradoria informou que o procurador-geral, Rodrigo Janot, solicitou ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, o fim do segredo dos documentos, "considerando a necessidade de promover transparência e garantir o interesse público", segundo o órgão.

De posse dos pedidos, Fachin vai decidir se aceita ou não os pedidos para abrir os inquéritos e se manterá os casos sob sigilo. Não há prazo para Fachin tomar uma decisão.

Após o fim da investigação, caberá à Procuradoria denunciar ou não os envolvidos. No caso de denúncia, o STF tem de avaliar se aceita transformar o político em réu em um processo no tribunal.



Fonte Diário do Nordeste

81 dos 153 açudes cearenses tiveram aporte em 24h

As chuvas que caíram sobre o Estado entre as 7h de segunda-feira e as 7h de ontem causaram aporte em 81 dos 153 reservatórios cearenses, conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dentre os que tiveram recarga de água, se destacaram o Araras, na cidade de Varjota; o Ayres de Sousa, em Sobral; o Umari, em Madalena; Itaúna, no município de Granja; e o Castanhão, em Alto Santo.

Estes aportes permitiram que os açudes Fogareiro, Jatobá II, Junco, Premuoca, São Domingos II, Umari e Várzea da Volta deixassem o volume morto e que os açudes Canafístula, Cedro, Jerimum, Pau Preto, Salão, São Domingos e São Mateus saíssem da categoria secos. No total, 127 reservatórios estão com volume abaixo dos 30%, dentre os quais 48 apresentam volume morto e 22 estão secos.

De segunda para terça, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) observou chuvas em 102 municípios do Estado. Foi o segundo dia consecutivo que choveu em mais de cem municípios.

As regiões da Ibiapaba, Jaguaribana e Cariri tiveram os maiores índices, com destaque para Icapuí (95 mm), que teve seu segundo maior índice do ano, ficando atrás apenas do "dilúvio" que caiu no dia 12 do mês passado (223,6 mm). Completa a lista dos mais chuvosos os municípios de Viçosa do Ceará (90 mm) e Umari (73 mm). As chuvas das últimas horas também serviram para aumentar, ainda que bem discretamente, o volume total dos açudes cearenses. O nível passou de 7,64% para 7,78%, segundo a Cogerh.

Devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais próximo da costa norte do Nordeste brasileiro, isto é, porção onde está localizado o Ceará, a previsão para hoje é de céu nublado com chuvas na serra da Ibiapaba, sertão dos Inhamuns e no sul do Ceará. Nas demais regiões, nebulosidade variável com chuvas no decorrer do dia. Para amanhã, o prognóstico é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões cearenses ao longo do dia.

O ZCIT é o sistema meteorológico mais importante na determinação de quão abundantes ou deficientes serão as chuvas no setor norte do Nordeste. O fenômeno é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre. A zona de convergência dos ventos faz com que o ar, quente e úmido suba, carregando umidade do oceano para os altos níveis da atmosfera formando nuvens.



Fonte Diário do Nordeste

Helicóptero toca em fio de alta tensão explode deixa quatro pessoas mortas; assista



post-feature-image

Desastre envolvendo agentes que resgatavam corpo de jovem em montanha foi registrado em vídeo impressionante.

Quatro agentes que trabalhavam no resgate de uma jovem morta numa montanha da Baixa Califórnia acabaram morrendo também quando o helicóptero em que estavam tocou num fio de alta tensão e perdeu a cauda, caindo no chão e explodindo.

O acidente, que aconteceu nesta segunda-feira (13), foi filmado.

Dois policiais da polícia da Baixa Califórnia estavam na aeronave, voltando para buscar os dois resgatistas depois de terem levado a um acampamento o corpo da jovem encontrada morta, quando ocorreu o desastre. A garota havia caído da encosta quando caminhava pela montanha.

Após recolherem os resgatistas, aconteceu o toque na linha de alta tensão. A polícia divulgou nota em rede social lamentando o desastre.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário