Atenção: as imagens contidas no blog são de domínio público e/ou retiradas do Google. Se você, por algum motivo, sentir-se ofendido ou agredido com alguma imagem ou texto postados neste blog, entre em contato e a mesma, se este for o caso, será retirada. Caso a imagem seja sua, avise-me para que eu lhe credite a autoria.CONTATO cratonoticia@gmail.com/WHATSAPP [88] 9 9788 5932

quarta-feira, 15 de março de 2017

Após transposição, açude de Poções dobra de volume em três dias na PB


Açude de Poções já recebeu mais de 400 mil m³ de água da Transposição do Rio São Francisco (Foto: Artur LiraG1/Arquivo)

 Da noite de sexta-feira (10) até o fim da manhã desta segunda-feira (13), o açude de Poções, que abastece o município de Monteiro, no Cariri paraibano, mais que dobrou o seu volume após receber as águas da transposição do Rio São Francisco. De acordo com dados divulgados por João Fernandes, presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), o açude recebeu aproximadamente 400 mil m³ de água desde a inauguração do Eixo Leste da transposição na Paraíba.

Na última medição feita pela Aesa, na manhã desta segunda, o açude de Poções apresentou 1,9% (cerca de 562.000 m³) da sua capacidade total. Um aumento de 1,1% em relação a quantidade de água que o manancial tinha antes da chegada das águas da transposição, quando apresentava 0,8% (cerca de 182.000 m³).

As águas da transposição estão chegando ao manancial por meio da barragem São José, que também já recebeu um grande volume de água vinda do Rio São Francisco. Segundo o presidente da Aesa, as caixas de descarga da barragem foram abertas para possibilitarem que as águas passem direto para Poções e não seja preciso esperar que São José encha por completo.

“ Nós decidimos abrir as comportas inferiores para que a água passe direto, enquanto enche a barragem. Assim que a barragem encher nós fechamos as caixas de descarga e as águas vão ser lançadas para Poções por meio do sangradouro da barragem, como acontece normalmente” explicou, João Fernandes.

O açude de Poções é o primeiro grande manancial a receber as águas do Rio São Francisco no percurso até a cidade de Campina Grande. Depois de Poções, a águas vão chegar ao açude deCamalaú. Logo depois seguirá o curso pelo Rio Paraíba até chegar ao açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, que abastece não só Campina, mas outros 18 municípios paraibanos.

Na sexta-feira (10), o presidente Michel Temer inaugurou o Eixo Leste da transposição das águas do Rio São Francisco, em Monteiro, na Paraíba. Na solenidade, o presidente liberou a passagem da água pelas comportas do canal da transposição e, em tom de brincadeira, afirmou esperar "uma ou outra enchentezinha" até o fim do governo dele.
Fonte: G1 PB

Para evitar prisão, homem tenta engolir pedras de crack em Teresina


Homem teria tentado engolir droga (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Um homem de 20 anos acabou detido nesta segunda-feira (13) após ser flagrado pela Polícia Militar com porções de crack. O caso foi registrado na Vila da Paz, na Zona Sul de Teresina. Conforme informações do major Mayron Moura, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, uma equipe de Força Tática patrulhava a localidade quando avistou um homem que, ao ver a viatura, tentou “engolir algo”. Com a ação, os policiais interceptaram o suspeito.

“Quando o material foi averiguado, a PM constatou que se tratava de pedras brutas de crack embaladas em plástico. Ao ser questionado, o suspeito relatou que a droga era para consumo próprio, mas os policiais já sabem que, devido a quantidade, era para ser vendida”, contou.

Ainda segundo o comandante, além da droga que estava na boca do suspeito, ele também jogou uma outra quantidade de pedras do entorpecente em um mato próximo ao local da abordagem.

“A região onde os policiais efetuaram a prisão é cheio de pessoas viciadas em crack e também é conhecida pela quantidade de pontos de vendas de drogas. A polícia sempre faz operações naquela região. O suspeito percebeu que iria ser abordado e chegou a jogar uma parte da droga fora e a outra ele tentou engolir, mas conseguimos apreender tudo”, afirmou.

O suspeito foi encaminhado junto com o entorpecente para a Central de Flagrantes para os procedimentos necessários.
Outra prisão

Policiais da Delegacia de Entorpecentes do Piauí também efetuaram a prisão de um homem com grande quantidade de drogas que estavam escondidas em uma residência no Bairro Bela Vista III, na Zona Sul de Teresina. Segundo o delegado Tales Gomes, o preso era responsável por revender as drogas para pequenos traficantes.


“Recebemos as informações que um local estava abastecendo com grandes quantidades de drogas várias regiões de Teresina. Outras apreensões que fazíamos apontavam esse local como fornecedor. Fizemos uma levantamento e passamos a monitorar a casa. Quando percebemos que o responsável chegou, abordamos, entramos no imóvel e encontramos a droga, mais ou menos 2.600 gramas”, disse.

Ainda de acordo com o delegado, o suspeito não tem passagem pela polícia. “As consultas não mostraram antecedentes criminais. Ele admitiu que iria vender a droga da forma como está, o tablete inteiro. Ele era revendedor. Cada barra daquela ele vendia por R$ 15 mil e ganhava R$ 1 mil. Ele trabalha para outra pessoa, mas não disse quem. O preso é de Assu, no Rio Grande do Norte, e estava sendo morando aqui há dois anos”, detalhou.
Fonte: G1 PI