Web Radio Cultura Crato

domingo, 1 de julho de 2018

Nos pênaltis, Rússia surpreende e passa pela Espanha

Dona da casa, a Rússia chegou à Copa do Mundo desacreditada e até mesmo sem saber se passaria de fase. Não apenas chegou às oitavas de final, como foi muito guerreira ao postar-se na defesa contra uma das favoritas e conseguiu uma surpreendente e emocionante classificação às quartas de final com a vitória por 4 a 3 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal, com gol contra de Ignashevich e pênalti convertido por Dzyuba. O grande herói foi o goleiro Akinfeev, que defendeu duas cobranças, de Koke e Aspas.

Contra os donos da casa bem fechados, com cinco zagueiros, a Espanha era a grande favorita e teve a vida facilitada logo aos 11 minutos, com um gol contra de Ignashevich após se enrolar com Sérgio Ramos no cruzamento. Era tudo o que os espanhóis queriam para ter mais espaço, só que os russos seguiram com sua tática defensiva, sem se arriscar no ataque temendo levar mais um gol. E a partida ficou insuportável para os torcedores.

Se não bastasse a postura da Rússia, a Espanha se contentou com o 1 a 0 e apenas tocou bola, basicamente na intermediária, sem nem chegar perto da área. Não demorou para as vaias aparecerem. Aos poucos, ao ver que não teriam o contra-ataque, se lançaram timidamente à frente. Somente aos 35 houve um chute, de Golovin, para fora. E os espanhóis foram punidos pela falta de ambição aos 39, quando Piqué levantou a mão e a bola bateu nela, em um escanteio. Pênalti indiscutível, que Dzyuba cobrou para empatar.

Só então a Espanha resolveu atacar novamente. Ainda nos acréscimos, Diego Costa foi lançado, mas o goleiro Akinfeev saiu em seus pés e salvou. Após o intervalo a postura ofensiva ficou mais clara logo no início, com a pressão pelo segundo gol. O time rondou a área com mais vontade, criou algumas chances mas ainda sem conseguir finalizar com perigo, enquanto a Rússia tinha dificuldade para atacar.

À medida que o tempo passava, as duas equipes ficavam mais tensas e não conseguiam fazer jogadas. Nem mesmo com a entrada de Iniesta, que começou do banco, a Espanha teve criatividade para furar o bloqueio de cinco zagueiros russos. Ainda assim, o craque espanhol criou a melhor chance, em um chute de fora da área que Akinfeev teve dificuldades para defender, aos 40.

Com o 1 a 1 no placar, o duelo foi para a prorrogação. Mais tensão, com a Rússia recuada e a Espanha tentando o gol. Asensio chutou e Akinfeev defendeu sem dificuldade, aos 9 minutos da prorrogação. Os espanhóis só foram ter espaço aos 3 da segunda etapa, quando Rodrigo recebeu em velocidade, driblou o marcador, chutou e o goleiro russo espalmou. No rebote, Carvajal parou na zaga.

A Rússia estava satisfeita com os pênaltis e ficou toda recuada tentando se segurar, recebendo o apoio dos torcedores. A Espanha ainda reclamou bastante de um pênalti não marcado em Piqué, mas o árbitro de vídeo mandou o jogo seguir. E a decisão foi para os pênaltis.

O primeiro a cobrar foi Iniesta, que converteu, assim como Somolov, Piqué e Ignashevich. Já Koke bateu mal e Akinfeev defendeu. Golovin marcou e colocou a Rússia na frente. Sérgio Ramos acertou a cobrança, assim como Cheryshev. Aspas também parou no goleiro e a Rússia comemorou a classificação.

sábado, 30 de junho de 2018

Assassinatos em cadeias e presídios cearenses aumentam 400 por cento no primeiro semestre de 2018, com 30 mortos

Cadeia 2
A superlotação, rixas pessoais e a rivalidade das facções motivam as mortes na cadeia
Subiu para 30 o número de presidiários mortos dentro de unidades do Sistema Penitenciário do Ceará. Na manhã desta segunda-feira, o corpo de um detento foi encontrado com marcas de violência em uma cela da Cadeia Pública de Acaraú (a 233Km de Fortaleza). A Polícia investiga o caso e acredita em assassinato.
Com esta morte, os índices de mortes em presídios e cadeias cearenses registram um aumento de 400 por cento em comparação a igual período de 2017 (seis meses). No ano passado, foram seis detentos assassinados no primeiro semestre.
O preso morto ontem (25), foi identificado como Francisco das Chagas Ferreira Filho, 25 anos, conhecido pelo apelido de “Jogador”, natural do Município de Jijoca de Jericoacoara e apontado como envolvido no tráfico de drogas. O corpo dele foi encontrado no começo da manhã com um lençol amarrado no pescoço, além de marcas de espancamento. O cadáver foi encaminhado ao Núcleo da Perícia Forense (Pefoce) da cidade de Sobral.
Mortes
Somente neste mês de junho, sete presos foram assassinados ou encontrados mortos em circunstâncias suspeitas dentro de unidades prisionais do Ceará. O mês que apresentou maior índice de crimes de detentos foi janeiro, com 14 casos, sendo 10 mortos numa chacina na Cadeia Pública de Itapajé (a 124Km de Fortaleza), na manhã do dia 29 de janeiro. A matança foi atribuída a uma briga coletiva envolvendo facções rivais.
Veja a seguir a lista completa dos presidiários mortos no Ceará em 2018
01 – (08/1) – Francisco Antônio Araújo, 23 anos (Cadeia Pública de Amontada)
02 – (13/1) – Jailson Lopes da Silva, 24 anos (Cadeia Pública de São Gonçalo do Amarante)
03 – (14/1) – Luciano Matos de Sousa, 23 anos (Cadeia Pública de Sobral)
04 – (19/1) – Eduardo Leandro Alves, 23 anos (PIRC/Juazeiro do Norte)
05 – (29/1) – Alex Alan de Sousa Silva, 19 anos (Cadeia Pública de Itapajé)
06 – (29/1) – Caio Mendes Mesquita, 19 anos (Cadeia Pública de Itapajé)
07 – (29/1) – Carlos Bruno Lopes da Silva, 27 anos (cadeia Pública de Itapajé)
08 – (29/1) – Francisco Davi de Sousa Mesquita, 19 anos (Cadeia Pública de Itapajé)
09 – (29/1) – Francisco Elenilson de Sousa Braga, 33 anos (Cadeia Pública de Itapajé)
10 – (29/1) – Francisco Emanuel de Sousa Araújo, 19 anos (Cadeia Pública de Itapajé)
11 – (29/1) – Francisco Hélder Mendes Miranda, 35 anos (Cadeia Pública de Itapajé)
12 – (29/1) – Francisco Mateus da Costa Mendes, 19 anos (Cadeia Pública de Itapajé)
13 – (29/1) – Manuel da Silva Viana, 37 anos (Cadeia Pública de Itapajé)
14 – (29/1) – William Aguiar da Siulva, 20 anos (Cadeia Pública de Itapajé)
15 – (02/2) – Francisco Cavalcante dos Santos Júnior, 23 anos (Penitenciária de Aquiraz)
16 – (07/3) – Glaydson Vieira da Silva, 24 anos (Cadeia Pública de Pentecoste)
17 – (07/3) – Nícolas Matheus Soares Marreiro, 18 anos (Cadeia Pública de Pentecoste)
18 – (24/3) – Wellington Lima da Costa, 22 anos (Penitenciária de Pacatuba)
19 – (17/3) – Francisco Emanoel de Oliveira Coelho, 17 anos (Centro Educacional em Sobral)
20 – (02/4) – Eduardo Carreiro Lima, 17 anos (Centro Educacional em Sobral)
21 – (30/4) – Fabrício Bezerra Mesquita, 27 anos (CPPL/Itaitinga)
22 – (19/5) – Leandro Portela de Oliveira, 30 anos (Cadeia Pública de Tianguá)
23 – (23/5) – Clemerson Santos de Sousa, 24 anos (CPPL/Itaitinga)
24 – (06/6) – Anderson Claudejano Abreu Andrade, 18 anos (Centro Educacional em Fortaleza)
25 – (07/6) – Francisco Iranildo da Silva Ribeiro, 27 anos (Cadeia Pública de Aracati)
26 – (08/6) – Francisco Felipe Pereira da Silva, 20 anos (CPPL/Itaitinga)
27 – (09/6) – Francisco Lucas Rodrigues da Silva, 21 anos (Cadeia Pública de Crateús)
28 – (13/6) – Detento ainda não identificado (CPPL/Itaitinga)
29 – (13/6) – Detento ainda não identificado (CPPL/Itaitinga)
30 – (25/6) – Francisco das Chagas Ferreira Filho, 25 anos (Cadeia Pública de Acaraú)
http://blogdofernandoribeiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário