Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Unicef: uma adolescente é infectada pelo HIV a cada três minutos


Uma adolescente de 15 a 19 anos é infectada a cada três minutos com o HIV, informou o Unicef ​​nesta quarta-feira, alertando para uma crise de saúde pública esquecida.

As meninas são vítimas de dois terços das infecções em todo o mundo nesta faixa etária, de acordo com dados apresentados na 22ª Conferência Internacional da Aids em Amsterdã.

"Na maioria dos países, mulheres e meninas não têm acesso às informações e serviços necessários, nem têm a oportunidade de recusar sexo desprotegido", declarou em um comunicado a diretora-geral do Unicef, Henrietta Fore.

"O HIV está se espalhando rapidamente entre os mais vulneráveis ​​e marginalizados, colocando as meninas adolescentes no centro da crise", acrescentou.

Em 2017, 130.000 mortes de pessoas com menos de 20 anos estavam ligadas à aids e 430.000 novas infecções por HIV ocorreram nessa faixa etária.

Entre os adolescentes de 15 a 19 anos, o número de mortes está estagnado, enquanto em outras faixas etárias vem caindo desde 2010.

O Unicef ​​denuncia em um relatório "relações sexuais precoces, inclusive com homens mais velhos, relações forçadas, a relação de força que não permite dizer não, a pobreza e falta de acesso aos serviços de aconselhamento e exames".

"Sabemos que isso está ligado ao status de inferioridade conferido às mulheres e meninas em todo o mundo", declarou a atriz sul-africana Charlize Theron aos delegados da conferência.

"Enquanto não alcançarmos os jovens e impedirmos a epidemia em casa (...), não atingiremos nossos objetivos", afirmou o diretor de operações da Unitaid (organização internacional de ajuda em medicamentos), Robert Matiru, entrevistado pela AFP.

De acordo com a Sociedade Internacional sobre a Aids (IAS), quatro em cada dez adolescentes africanas já sofreram violência física ou sexual de um homem. Esta ONG denuncia a ausência de uma política de prevenção contra essas violências ou de proteção para a juventude em muitos países.

Ela também trabalha para educar adolescentes. "Os jovens cresceram, são incrivelmente móveis, se movimentam, esqueceram que o HIV é um risco e não podemos deixar de passar esta mensagem", declarou à AFP sua presidente Linda-Gail Bekker.

Fonte: Yahoo Notícias

PF cumpre 16 mandados de prisão contra esquema criminoso em Divisão da Polícia Civil

Operação Vereda
A Polícia Federal (PF) deflagrou a segunda fase da Operação Vereda para cumprir 16 mandados de prisão preventiva contra policiais civis acusados de integrar um esquema criminoso na Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), da Polícia Civil do Ceará (PCCE), nesta sexta-feira (27).

Segundo a Superintendência Regional da PF no Ceará, também estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão e quatro ordens de afastamento das funções. Os mandados judiciais foram expedidos pela 32ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Ceará, após a conclusão do inquérito policial da PF e recebimento da denúncia do Ministério Público Federal (MPF).

50 policiais federais participaram do cumprimento dos mandados, em Fortaleza, Caucaia e Belém (PA), com o auxílio de policiais da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD).

A PF afirmou que a investigação foi iniciada a partir de apuração sobre a comercialização ilegal de anabolizantes provenientes da Europa, elucidando a participação dos policiais civis em extorsões praticadas contra o principal investigado, culminando na revelação de fortes indícios de cometimento de outros crimes.

Os acusados foram indiciados e denunciados, na medida de suas participações, pelos crimes de extorsão, roubo, receptação tortura, organização criminosa, embaraço à investigação de organização criminosa, tráfico de drogas, abuso de autoridade, usurpação da função pública, favorecimento pessoal e violação de domicílio.

Ainda segundo a Polícia Federal, a operação foi batizada de "Vereda" em alusão ao livre arbítrio que levou os integrantes da quadrilha, à sombra da condição policial, para a prática delitiva de crimes diversos.

DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário