![]() |
| Foto Shutterstock |
Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) revelam que o percentual de adolescentes com excesso de peso no Ceará cresceu de forma preocupante entre 2014 e 2024. Nesse período, o índice passou de 23% para 35%, um avanço de 12 pontos percentuais.
Na prática, isso significa que um em cada três adolescentes cearenses, entre 10 e 19 anos, está acima do peso.
O cenário segue a tendência observada em quase todo o Brasil, mas o Ceará e Rondônia foram os estados que registraram as maiores variações. Outros estados, como Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Piauí, Paraná e Bahia, também tiveram aumentos expressivos. Já São Paulo e Rio Grande do Sul, que já apresentavam índices elevados em 2014, chegaram a 37% e 40% em 2024, os maiores percentuais do país.
Por outro lado, Roraima foi o único estado a apresentar queda no período analisado.
Entre as capitais, São Paulo lidera o ranking com mais de 76 mil jovens com sobrepeso, seguida por Rio de Janeiro (64 mil) e Manaus (43 mil). Fortaleza aparece em 4º lugar, com 35.421 crianças e adolescentes com sobrepeso – o que corresponde a 37,7% dessa faixa etária.
Segundo especialistas, a obesidade na infância e adolescência pode trazer sérias consequências para a vida adulta, aumentando o risco de doenças como diabetes, problemas cardíacos e AVC.
Com informações do Portal GC Mais.
Morre a jornalista cearense Júlia Ionele, aos 31 anos, em decorrência de um câncer
![]() |
| Foto Reprodução/Instagram |
A jornalista cearense Júlia Ionele, de 31 anos, morreu neste domingo (31), após um difícil tratamento contra um câncer, que já durava mais de um ano.
A comunicadora é autora do livro "Cine Nazaré: um cinema vivo", publicado em 2020, sobre o último cinema de bairro ativo de Fortaleza.
Ela atuou na TV Diário, do Sistema Verdes Mares, e também na assessoria de diversos parlamentares na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e, mais recentemente, no Senado Federal.
Na comunicação política, Ionele ainda trabalhou na assessoria de comunicação da senadora Augusta Brito e integrou equipes de campanhas eleitorais, entre elas a da atual vice-governadora do Estado, Jade Romero.
Em reconhecimento a seu trabalho, recebeu homenagens póstumas de autoridades como o governador Elmano de Freitas, a senadora Augusta Brito, a vice-governadora Jade Romero, além de secretários estaduais e prefeitos, como o de Caucaia, Naumi Amorim.
"Ainda sem acreditar que não teremos mais sua energia e vontade de viver, Julinha. Nos despedimos com o coração triste pela sua partida precoce, mesmo depois de lutar tanto. Muito obrigada pela sua força e coragem nesse mundo. Que Deus conforte toda a família, amigos e a todos que te admiram. Cuida da gente aí!", publicou Jade Romero
Com informações do Diário do Nordeste.
Morre o radialista cearense Chico Rocha, aos 75 anos
![]() |
| Foto Reprodução |
O experiente radialista e comentarista esportivo Chico Rocha, morreu neste domingo (31), aos 75 anos, vítima de infarto fulminante. Ele atuou por décadas como um dos maiores comentaristas esportivos, nas maiores emissoras rádios do Ceará.
Francisco Rocha Dias, o Chico Rocha, foi um dos homenageados em sessão solene no último dia 14 de julho na Assembleia Legislativa do Ceará. Na oportunidade, foi celebrado os 75 anos da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), atendendo à solicitação do deputado Almir Bié (Progressistas), com subscrição dos deputados Bruno Pedrosa (PT) e Heitor Férrer (União), Firmo Camurça (União).
O velório ocorrerá na Funerária Alvorada, na avenida Domingos Olímpio, no bairro José Bonifácio. O sepultamento acontecerá nesta segunda-feira (1°), no Parque da Paz.
Com informações do Site Opinião CE.



Nenhum comentário:
Postar um comentário