![]() |
| Foto Fabiane de Paula/ SVM |
O turismo está ajudando a movimentar a economia do Ceará. De acordo com PIB do segundo trimestre de 2025, divulgado essa semana pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o setor de serviços, que inclui hotelaria, alimentação, transporte e lazer, cresceu 2,94% em relação ao mesmo período de 2024. No acumulado do semestre, o aumento foi de 3,32%, acima da média nacional.
De acordo com o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, os resultados mostram a importância do setor para o desenvolvimento econômico do Estado. “O turismo deixou de ser apenas lazer para se tornar uma das principais atividades econômicas do Ceará.
Ele gera emprego, renda e garante crescimento acima da média do Brasil. Esse resultado é fruto da visão do governador Elmano de Freitas, que tem investido na promoção do nosso destino, ampliação de voos e capacitação para os profissionais do setor”, afirmou Bismarck.
Destaques
Alguns setores tiveram destaque. Hotéis e restaurantes cresceram 4,22%, mostrando maior movimentação de turistas. O transporte avançou 6,06%, impulsionado por viagens e deslocamentos. Já os serviços ligados a lazer e cultura subiram 6,05%, acompanhando o aumento das atividades de recreação.
O consumo também refletiu esse movimento. O varejo ampliado cresceu 4,1%, acima da média nacional, com destaque para artigos de uso pessoal (+10,9%) e produtos de farmácia e cosméticos (+8,9%).
O turismo também ajudou na geração de empregos. O setor de serviços abriu 13.798 vagas formais no Ceará no segundo trimestre. Só em hotéis e restaurantes foram 1.258 novos postos de trabalho, reforçando o turismo como importante gerador de renda.
Esse resultado teve impacto direto no PIB do Estado, que cresceu 3,86% no período, contra 2,2% da média nacional.
Com informações do Governo do Estado do Ceará.
Quixeramobim ocupa a quarta colocação entre as cidades mais seguras do Nordeste
![]() |
| Foto O Sertão é Notícia |
De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), a cidade de Quixeramobim, no Sertão Central, ocupa o 1º lugar no Ceará em segurança pública e aparece como o 4º município mais seguro de todo o Nordeste.
O levantamento avalia indicadores que medem a capacidade dos municípios em oferecer qualidade de vida à população, e a segurança é um dos pilares centrais. Com esse desempenho, Quixeramobim supera importantes cidades cearenses como Crato, Barbalha, Eusébio e Iguatu, consolidando-se como referência em tranquilidade e estabilidade social.
Os índices devem melhorar ainda mais nos próximos meses. Está prevista para o final de 2025 ou início de 2026 a instalação da Delegacia da Polícia Civil com funcionamento 24 horas na cidade, uma demanda antiga da população. A medida foi garantida pelo governador Elmano de Freitas, que assegurou a implantação logo após a conclusão do concurso público para a Polícia Civil do Estado do Ceará, atualmente em andamento.
Com informações do Ceará Agora.
Estudantes de Várzea Alegre desenvolvem inseticida natural e têm resultados positivos no controle de pesticidas
![]() |
| Foto Divulgação |
O projeto “NaturezaClean: Uma solução simples e prática que pode mudar o planeta”, dos alunos da escola em Tempo Integral Profa. Maria Afonsina Diniz Macêdo, em Várzea Alegre, apresenta um inseticida natural à base de fumo e viram que a ação tem surtido efeito positivo.
O trabalho tem à frente os pesquisadores Joel Jeremias, Tainá Evellyn, Cícera Vitória, Ana Kezia, Isabelly Raiane, Camila Alencar, Maria Eduarda, Vitor Gabriel, Jennifer Rakelly e Ana Roberta, do 2º ano. Eles são orientados pelo professor Sebastião Alves, com o também professor Benedito Soares.
Em visita as comunidades de Santa Rosa, Betânia e Rosário, os alunos obtiveram resultados satisfatórios e positivos no controle das pesticidas.
O projeto surgiu a partir de uma proposta da Seduc – Secretaria de Educação do Estado do Ceará, que trabalha as questões ambientais e de sustentabilidade como tema norteador para o desenvolvimento de projetos e atividades.
“Com isso percebemos a importância de falar sobre os impactos negativos que o uso de agrotóxicos causa para o meio ambiente utilizado na agricultura. Diante de tal problemática, decidimos confeccionar e aplicar um inseticida natural à base de fumo”, disse o professor Sebastião Alves.
O próximo passo agora é reunir agricultores e jovens da escola municipal parceira do projeto Dr. Dário Batista Moreno, para uma ação de conscientização, apresentação e divulgação do produto e resultados.
A diretora da escola, Alice Bezerra, disse que a ação dos estudantes lhe deixa muito feliz.
“O entusiasmo dos estudantes no desenvolvimento do projeto e a contribuição que cada um está oferecendo para o mundo, através de ações relacionadas ao cuidado com o meio ambiente me deixa muito feliz, pois o papel da EEMTI é além do ensino de componentes da base comum, é fazer com que os estudantes busquem se encontrar a partir dos componentes diversificados e eletivas trilhando o seu percurso formativo em busca da realização pessoal e acadêmica”, frisou.
O projeto dos alunos também será apresentado na Feira “Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais – NTPPS” da escola, que será desenvolvida em novembro próximo.
Com informações do Site Várzea Alegre Agora.



Nenhum comentário:
Postar um comentário