Web Radio Cultura Crato

sábado, 27 de setembro de 2025

Projeto de urânio no Ceará entra no foco do Governo Federal

 


Foto Divulgação 
O projeto da usina de fosfato e urânio de Santa Quitéria voltou a receber atenção especial do Governo Federal. Nesta semana, estiveram reunidos no Ceará nomes estratégicos para a articulação do empreendimento.

O presidente da INB (Industrias Nucleares do Brasil), Marcelo Xavier de Castro, acompanhado de toda sua diretoria, tiveram agenda conjunta com Marlos Costa de Andrade, diretor-presidente ENBPar, em Santa Quitéria.

O que fazem as empresas

Essas duas empresas são peças cruciais para o empreendimento. A INB — que compõe o Consórcio Santa Quitéria ao lado da Galvani — exerce, em nome da União, o monopólio da produção e comercialização de materiais nucleares, com destaque para o urânio. Já a ENB Par é responsável pela operação de usinas nucleares, entre outras funções.

A visita evidencia o novo ritmo que o Governo almeja impor às fontes nucleares. Para tal, foi crucial a mudança no corpo diretório da INB, promovida em agosto. A avaliação é que a empresa deve retomar as rédeas do bilionário projeto, que enfrenta resistência na opinião pública e ainda persegue licenças ambientais junto ao Ibama.

Com informações do Diário do Nordeste.

Suspeito de envolvimento no ataque a tiros em escola no interior do Ceará é preso

Foto Reprodução 
Um suspeito de envolvimento no ataque a tiros na Escola de Ensino Médio Luís Felipe, em Sobral, foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (26), no bairro Sumaré. Essa é a primeira prisão relacionada ao caso, que resultou na morte de dois adolescentes e deixou outros três feridos. A identidade do suspeito não foi revelada pela polícia.

Em entrevista exclusiva à TV Verdes Mares, o delegado João Alberto informou que o suspeito preso seria o garupeiro da moto usada no crime. Câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens armados estacionaram o veículo em uma rua lateral à escola e seguiram a pé até a instituição, onde disparam contra os estudantes por meio da grade.

Duas mulheres, companheira e irmã do suspeito preso, também foram conduzidas à Delegacia de Sobral para prestar esclarecimentos. As investigações seguem em andamento.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário