![]() |
| Foto Divulgação |
Uma nova diretriz brasileira sobre o manejo da pressão arterial passou a considerar a aferição 12 por 8 não mais como pressão normal, mas como indicador de pré-hipertensão. O documento foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão.
Segundo a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, a reclassificação busca identificar precocemente indivíduos em risco e estimular intervenções proativas, não medicamentosas, para prevenir a progressão da hipertensão.
Para que a aferição seja considerada pressão normal, ela precisa ser inferior a 12 por 8. Valores iguais ou superiores a 14 por 9 continuam classificados como hipertensão nos estágios 1, 2 e 3, dependendo da medição realizada pelo profissional de saúde em consultório.
Nas redes sociais, a Sociedade Brasileira de Cardiologia avaliou o documento como fundamental para orientar a prática clínica de cardiologistas em todo o país. “Atualização essencial para quem busca fazer medicina baseada em evidências e alinhada às recomendações mais recentes”, postou a entidade.
Com informações da Agência Brasil.
Ceará terá mutirão com 2 mil cirurgias neste sábado, 20
![]() |
| Foto Anna Bizon/Freepik |
Diversas unidades da rede pública de saúde do Ceará participarão do Dia C de Cirurgias, mutirão que deverá realizar mais de dois mil procedimentos em todo o Estado.
Ação irá beneficiar pacientes que estão nas filas de espera de 14 especialidades, como oftalmologia, cirurgia geral, ortopedia/traumatologia, urologia e oncologia.
Cerca de 100 unidades de saúde, entre hospitais das redes estadual e municipal, além de serviços conveniados entrarão na iniciativa.
Entre eles está a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, que fará 50 procedimentos gerais e 20 oftalmológicos,
Com informações do O Povo.

.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário