Web Radio Cultura Crato

sábado, 20 de setembro de 2025

Homem encontrado morto num imóvel em Juazeiro e mais dois idosos morrem após acidentes domésticos

 

O cadáver de um homem foi encontrado na noite desta quinta-feira (18) num imóvel na Rua Antonio Cortez de Alencar (Frei Damião) em Juazeiro.
Demontier Tenório    site miséria

Paulo foi encontrado morto no bairro Frei Damião em Juazeiro. (Foto: Reprodução)

O cadáver de um homem foi encontrado na noite desta quinta-feira (18) num imóvel na Rua Antonio Cortez de Alencar (Frei Damião) em Juazeiro. O fato aconteceu às 19h30min e o corpo era de Paulo Fernandes Silva, de 42 anos, que residia na Rua Raimundo João Gonçalves naquele bairro. Já estava começando a se decompor e bastante putrefeito. Paulo costumava ingerir bebidas alcoólicas e pode ter sido vítima de coma alcoólico.

Antes, às 14h30min, morreu no Hospital Regional do Cariri (HRC) o idoso João Batista da Silva, de 69 anos, que residia na Rua José Moura Lins (Bairro Santo Antonio) em Juazeiro. Ele tinha sofrido queda (acidente doméstico), foi socorrido e não resistiu. Já a aposentada Maria Clara de Siqueira, de 82 anos, que residia no Sítio Cansanção na zona rural de Jati, morreu às 21 horas no Hospital Geral de Brejo Santo. Há duas semanas tinha sofrido queda em sua casa.

Detran alerta: nova lei de trânsito define idade máxima para dirigir e preocupa motoristas com CNH

Ter uma CNH e poder dirigir é um dos grandes benefícios que os brasileiros podem ter, nas longas distâncias do país. Assim, o Detran alerta sobre a questão das idades permitidas para conduzir um veículo.

Lembrando que no Brasil somente quem completa 18 anos de idade e sabe ler e escrever pode ter a possibilidade de tirar o documento.

O Código de Trânsito Brasileiro não estabelece uma idade máxima para dirigir, portanto pessoas de 80+ podem conduzir um veículo.

Porém, as questões físicas e psicológicas podem fazer com que os condutores fiquem impedidos de dirigir, independentemente da idade.

Portanto na hora da renovação não se preocupe com a questão da idade, mas sim com suas condições físicas e mentais.

Algumas doenças como Parkinson, problemas que causam confusão mental, problemas na coordenação motora, e de visão são as que podem impedir a renovação.

A única coisa que realmente muda por conta da idade é o prazo de validade da CNH, que altera para quem tem 50+ e também aos 70+.


Lei em vigor da renovação da CNH

Desde 2020 está estabelecido uma nova forma de renovar a CNH, que varia de acordo com a idade do motorista. Quanto mais velho, menos validade tem o documento.

Caso a pessoa tenha menos de 50 anos, renovava a cada 10 anos. Dos 50 até os 69, é de cinco em cinco anos.

Porém, acima dos 70 anos, reduziram para de 3 em 3 anos. Portanto os idosos precisam arcar mais vezes com a renovação do que os jovens.

Esse foi um dos motivos que levaram a pensar nessa gratuidade para os idosos que querem renovar a carteira de motorista. Mas esta ainda é uma possibilidade que estão analisando para um futuro próximo.


A importância da CNH renovada

  • A renovação da CNH é o processo que todo motorista precisa fazer para manter seu documento de habilitação válido;
  • Ela acontece de maneira periódica e no próprio documento há a data de validade e por consequência a de renovação;
  • A renovação indica que você ainda está apto para conduzir o veículo que atende a sua categoria;
  • Caso ande com ele vencido e seja parado pela polícia terá que pagar multas e até mesmo perder o direito de dirigir, se não renovar.
Via portal TV Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário