Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

23% das crianças e adolescentes brasileiras diz ter sofrido violência sexual na internet

 


Foto Agência Brasil
Um estudo indica que 23% das crianças e adolescentes entrevistados sofreram algum tipo de violência sexual na internet entre 2022 e 2023. A informação é do Diagnóstico da Violência Sexual Online – Crianças e Adolescentes, apresentado pelo Governo Federal. O levantamento ainda mostra que 76% das vítimas são meninas, enquanto 87% dos abusadores são homens. 

Entre 2022 e 2023, o Disque 100, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), registrou 6.364 denúncias de violência sexual online contra crianças e adolescentes.

A pesquisa indica que o número real de vítimas pode ser maior, já que 65% dos participantes de pesquisas internacionais relataram que, quando menores, receberam solicitações sexuais de adultos desconhecidos. A maior parte das denúncias é feita por terceiros (93,9%), reforçando a dificuldade de relatar os ataques na infância.

O estudo não se limita a mapear o problema, mas também propõe soluções e boas práticas. Entre as principais recomendações estão:

Criar leis que regulamentem plataformas digitais e responsabilizem provedores por conteúdos abusivos;

Desenvolver ações de prevenção e proteção, com engajamento de governos, sociedade civil e iniciativa privada;

Aumentar o letramento digital de crianças, adolescentes e famílias para autoproteção.

Entre os avanços identificados, o estudo ressalta a importância da sociedade civil na prevenção e mobilização social e aponta que, em todos os setores, é fundamental uma atuação mais integrada e colaborativa. 

Com informações do Site Opinião CE.

Cidade cearense é uma das 15 maiores produtoras de banana do Brasil

Foto Divulgação
O cultivo de banana no Brasil vem, gradualmente, conquistando uma fatia mais expressiva do Ceará. Em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, está o maior destaque cearense na produção dessa fruta no Estado.

Em 2024, o município foi o 11º município do Brasil que mais colheu banana em cacho, mais de 82,7 mil toneladas. Na região Nordeste, ocupou a quarta posição. Santa Maria da Boa Vista (PE), Bom Jesus da Lapa (BA) e Vicência (PE) estão na frente.

No comparativo com 2023, a produção em Limoeiro do Norte cresceu 46,3%. O protagonismo da cidade ocorre desde 2021, quando o município desbancou Missão Velha e se tornou o maior produtor de banana no Ceará. Desta vez, o território do Vale do Jaguaribe obteve a melhor posição nacional.

Os dados foram divulgados na quinta-feira (11) na Produção Agrícola Municipal de 2024 (PAM), pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com exceção do Sul, todas as demais regiões brasileiras estão representadas nas primeiras posições, evidenciando a alta distribuição geográfica da produção da fruta. O estudo aponta ainda que todos os estados brasileiros realizam o cultivo da banana.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário