Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Viagem inaugural da Transnordestina chegará em Iguatu no dia 23 de outubro

 


Foto Divulgação/TLSA
A viagem inaugural da ferrovia Transnordestina vai levar mercadoria ao município de Iguatu, no Centro-Sul. Conforme informou o presidente da Transnordestina Logística S/A (TLSA), Tufi Daher Filho, será transportado milho do Piauí para a cidade cearense no dia 23 de outubro.

Nesta última  segunda-feira (15), Tufi recebeu o título de Cidadão Cearense das mãos do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), e do deputado Agenor Neto (MDB), parlamentar do Iguatu.

O filho de Agenor, Ilo Neto (PT), também presente na Alece, disse ter sido o responsável, há três anos, por iniciar os diálogos com Tufi sobre a possibilidade de ter uma parada modal da Transnordestina no município.

“No dia 23 de outubro a gente vai ter esse marco, essa divisão histórica do nosso desenvolvimento, com o transporte de milho sendo descarregado na nossa cidade”, disse ele.

O ministro dos Transportes do Governo Federal, Renan Filho (MDB), já havia informado que a viagem inaugural da Transnordestina seria em outubro deste ano, com o Ceará como destino.

Por meio da ferrovia, além de grãos, serão transportados também fertilizantes, cimento, combustíveis e minérios.

FERROVIA TRANSNORDESTINA

Com mais de 1.200 km de extensão, a ferrovia ligará Eliseu Martins, no Piauí, ao município de Salgueiro, cidade pernambucana de onde saem duas interseções: uma para o Porto de Suape, em Pernambuco, e outra que adentra o Ceará.

Em território cearense, ela passa por regiões como Cariri, Centro-Sul e Sertão Central, até chegar à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

O empreendimento pode representar um marco para o escoamento da produção no Estado, com investimento total estimado em torno de R$ 8 bilhões. Conforme já anunciou o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz (PT), ao Opinião CE, a expectativa é de que ela diminua os custos da produção agropecuária em até 30% quando estiver concluída.

A previsão é de que o trecho cearense seja finalizado até 2027, como já anunciou o Governo Federal e o presidente Lula (PT).

Com informações do Site Opinião CE

Visitas em presídios no Ceará estão suspensas temporariamente

Foto Thiago Gadelha
A Justiça cearense decidiu suspender temporariamente as visitas sociais em alas e presídios que concentram detentos pertencentes a facções criminosas. A suspensão começou a valer nesse último domingo (14), segundo a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).

De acordo com o órgão estadual, o Poder Judiciário também solicitou providências legais para coibir as "reiteradas tentativas" de rebelião nas unidades prisionais por parte de integrantes de grupos criminosos. "A suspensão em questão é uma ação excepcional e preventiva", informou a SAP.

"Salientamos que quaisquer atos que venham a comprometer ou fragilizar a segurança institucional não serão tolerados, sendo prontamente levados a conhecimento das autoridades competentes para tomada de providências com base na legislação vigente", concluiu a pasta, sem dar estimativa de data para retorno das visitas.

Veja em quais unidades e alas as visitas estão suspensas

Unidade Prisional Agente Penitenciário Luciano Andrade Lima (UP-Itaitinga I): bloco 2 (alas F, G, H e alas A, B, C e D).

Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga II): bloco 2 (alas E e B).

Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (UP-Itaitinga III): bloco 1 (alas A, B, C e D).

Unidade Prisional de Aquiraz (UP-Aquiraz): bloco 1 (alas F e I).

Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II (UP-POO II): bloco 1 (ala B) 

Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (UP-Caucaia): bloco 1 (ala B).

Para informações específicas sobre as pessoas que estão reclusas nessas unidades, os familiares devem entrar em contato com o Serviço Social de cada presídio.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário