Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Barroso se despede e diz que STF cumpriu papel mesmo com “custos pessoais”

 


Em discurso de despedida da presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Luís Roberto Barroso afirmou nesta quinta-feira (25) que a Corte conseguiu cumprir bem o seu papel de preservar o Estado de direito, apesar do “custo pessoal” dos ministros.

A declaração foi feita na última sessão plenária conduzida por Barroso. Na próxima segunda-feira (29), Edson Fachin assumirá a presidência do tribunal.

O ministro afirmou que há um debate recorrente na sociedade quanto ao “protagonismo” no Supremo. De acordo com ele, isso ocorre, entre outros motivos, pelo fato de que o Congresso nem sempre consegue legislar numa sociedade altamente polarizada e os assuntos acabam parando no STF.

“Há complexidades e problemas nesse modelo que reserva para o STF esse papel. Porém, cabe enfatizar que com todas essas circunstâncias esse é o arranjo institucional que nos proporcionou 37 anos de democracia e estabilidade institucional”, afirmou o ministro.

Barroso destacou que, desde a promulgação da Constituição, não houve desaparecidos políticos, ninguém foi torturado ou aposentado compulsoriamente, e todos os meios de comunicação manifestam-se livremente.

“Apesar do custo pessoal dos seus ministros e o desgaste de decidir as questões mais divisivas da sociedade brasileira, o STF cumpriu – e bem – o seu papel de preservar o estado de direito e promover os direitos fundamentais”, concluiu.

Embora não tenha mencionado diretamente, o comentário faz alusão ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. O caso foi analisado em meio a altas pressões políticas e internacionais.

Além de ataques frequentes à Corte, ministros e familiares sofreram pessoalmente com sanções econômicas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Fonte: CNN Brasil 

Idosa morre em hospital de Crato após acidente doméstico


Dona Maria Arlete morreu no Hospital São Raimundo em Crato
Demontier Tenório   site miséria
Foto: Reprodução

Mais uma idosa morreu na região do Cariri em decorrência de acidente doméstico. Por volta das 22 horas desta quinta-feira (25) a aposentada Maria Arlete Ribeiro Freitas, de 81 anos, faleceu no Hospital São Raimundo em Crato. Ela tinha sofrido uma queda (acidente doméstico) no final da tarde do último dia 17 de setembro em sua residência na Rua Teopisto Abath no bairro Pinto Madeira naquele município.

A mesma foi socorrida às pressas e, no hospital, foi diagnosticada fratura no fêmur. Dona Maria Arlete vinha em tratamento vinha em tratamento e não resistiu morrendo oito dias após o acidente. Ela era natural de Moreilandia (PE) e teve o corpo recolhido a fim de ser necropsiado na Perícia Forense (Pefoce) de Juazeiro já tendo sido devolvido aos familiares para providenciarem o sepultamento.

Quem eram os alunos de 16 e 17 anos mortos em ataques a escola em Sobral

 Câmeras de segurança registraram o instante em que dois criminosos chegam à escola em uma motocicleta.

Um ataque a tiros registrado na manhã desta quinta-feira (25) em uma escola de Sobral, no interior do Ceará, deixou dois estudantes mortos e três feridos. As vítimas fatais foram identificadas como Luis Oliveira Filho, de 17 anos, e Victor Guilherme, de 16 anos.
Câmeras de segurança registraram o instante em que dois criminosos chegam à escola em uma motocicleta. Após estacionarem ao lado da instituição, eles se dirigem ao pátio e disparam contra os alunos que estavam no intervalo das aulas. Imediatamente após os disparos, a dupla foge do local. Vídeos gravados por estudantes mostram os colegas correndo em direção aos portões e escadas para se proteger. Além das duas mortes confirmadas, outros três estudantes foram atingidos pelos disparos e socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles foram levados a unidades de saúde da cidade, incluindo a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
Durante os levantamentos iniciais, a Polícia Civil encontrou com uma das vítimas certa quantidade de drogas, uma balança de precisão e embalagens, informações que também integram a investigação.
O governador Elmano de Freitas classificou o ataque como “gravíssimo e intolerável” e determinou reforço no policiamento ostensivo na cidade e região.
O ministro da Educação, Camilo Santana, manifestou tristeza e indignação e informou que toda a estrutura do MEC está à disposição das autoridades locais, com equipes especializadas em situações de crise acompanhando o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário