Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Economia do Ceará cresce acima da média nordestina no primeiro semestre

 


Foto Thiago Gadelha
A economia do Nordeste consolidou desempenho positivo no primeiro semestre de 2025, de acordo com estudo do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste (BNB). 

O índice de atividade do Banco Central (IBCR-NE) cresceu 2,4% no primeiro semestre. Em doze meses, a região alcançou 3,8%, contra 3,9% da média nacional.

O Ceará acumula elevação de 2,6% nos primeiros seis meses do ano, portanto, ligeiramente acima da média regional.

O estudo aponta que o Estado mantém "fundamentos sólidos", embora enfrente o desafio de ampliar setores de maior valor agregado e reduzir a dependência de mercados externos.

A Bahia lidera o crescimento regional, com alta de 3,9% no semestre, impulsionada por fatores estruturais — base produtiva diversificada — e conjunturais, como condições climáticas favoráveis ao agronegócio.

Já Pernambuco registrou retração de 0,3% no semestre, reflexo do menor dinamismo do agronegócio, da indústria e da desaceleração dos serviços.

Perspectivas

O BNB avalia que a economia nordestina deve manter crescimento moderado até o fim de 2025. O desempenho será sustentado pelo agronegócio, sobretudo na Bahia e em áreas do Ceará, por investimentos em infraestrutura logística e energética e pelo avanço de segmentos industriais e de serviços com potencial exportador.

Entre os riscos, estão a dependência de fatores climáticos, a volatilidade nos preços internacionais e eventuais medidas protecionistas de parceiros comerciais. Internamente, a região ainda enfrenta crédito restritivo para alguns setores e necessidade de maior diversificação produtiva.

Com informações do Diário do Nordeste.

Homem é morto com mais de 100 tiros no interior do Ceará

Foto Reprodução/TV Verdes Mares
Um homem de 42 anos foi morto após criminosos invadirem sua casa e dispararem cerca de cem tiros contra ele. O caso ocorreu na madrugada desta última quarta-feira (10), no Bairro Empréstimos, na cidade de Varjota, cidade localizada a cerca de 260 quilômetros de Fortaleza.

A vítima, identificada como Carlos Eduardo, estava em sua residência com a esposa quando suspeitos chegaram e bateram na porta. Carlos atendeu o chamado e os criminosos invadiram o local.

Conforme repassado pela polícia à TV Verdes Mares, a vítima foi baleada diversas vezes. Pelo menos cem cápsulas de munições variadas foram encontradas no local - todas disparadas contra Carlos Eduardo.

A vítima tinha antecedentes criminais por crimes de furto, tráfico de drogas, ameaça e receptação. Carlos Eduardo havia sido preso, mas estava solto e cumpria medidas cautelares. Após o crime, os suspeitos fugiram e ainda não foram presos. A delegacia de Varjota investiga o crime.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário