Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Estátua da beata Benigna começa a ser desmontada - Nova escultura terá 26 metros

A remoção está sendo realizada de forma manual e cuidadosa, com acompanhamento técnico e aprovação da Igreja Católica.

A Prefeitura de Santana do Cariri começou, na última quarta-feira, 10, a desmontagem da estátua da Beata Benigna Cardoso, localizada no Santuário do bairro Inhamuns. Uma nova escultura será instalada. A remoção está sendo realizada de forma manual e cuidadosa, com acompanhamento técnico e aprovação da Igreja
Estátua da Menina Benigna será reconstruída após críticas de devotos. A Diocese do Crato supervisiona a transição e será responsável pela entrega oficial da nova estátua à comunidade católica. A substituição acontece às vésperas da romaria de Benigna, realizada no mês outubro, que atrai fiéis de todo o Cariri e de outras regiões do País. A nova escultura terá 26 metros de altura e foi readaptada para melhor representar a imagem da beata. O complexo também contará com um templo para missas campais, estacionamento, jardins e vias de acesso. O investimento total da obra é de cerca de R$ 15 milhões. Nascida em Santana do Cariri, Benigna Cardoso da Silva foi reconhecida pelo papa Francisco como a primeira beata do Ceará, em 2022. A cerimônia ocorreu no Crato e foi presidida pelo representante do Vaticano, o cardeal Leonardo Ulrich Steiner, reunindo milhares de fiéis da região do Cariri.

Mais de 4.700 armas de fogo foram apreendidas no Ceará nos primeiros oito meses de 2025

Foto Divulgação/ SSPDS
Entre janeiro e agosto de 2025, as Forças de Segurança do Ceará apreenderam 4.717 armas de fogo em todo território cearense, um crescimento de cerca 8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 4.369 armas foram tiradas de circulação.

Os dados foram extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Conforme o levantamento, todos os territórios do estado registraram aumento nos oito primeiros meses de 2025. Em Fortaleza, o aumento foi de 7,4%, com 1.136 armas de fogo apreendidas entre janeiro e agosto deste ano. No mesmo período do ano passado, o número foi de 1.058.

Na Região Metropolitana da Capital, o crescimento foi de 6,4%, com 983 armas de fogo apreendidas, frente às 924 recolhidas pelas Forças de Segurança no ano passado.

INTERIOR DO ESTADO

Outro destaque do balanço foi a apreensão de armas de fogo no interior do estado.

Entre janeiro e agosto de 2025, foram apreendidas 1.415 armas de fogo nos 84 municípios do Interior Norte, contra as 1.325 apreendidas no mesmo período do ano passado.

“Cada arma de fogo apreendida pelos nossos policiais é mais um instrumento longe das mãos daqueles que querem causar o mal. Estamos no caminho certo e não iremos parar este esforço”, destacou o secretário da SSPDS, Roberto Sá.

Já nos 80 municípios do Interior Sul, houve 1.183 apreensões de armas de fogo nos primeiros oito meses deste ano, ante as 1.062 apreendidas no igual período de 2024.

Com informações do Site Opinião CE..

Cajuína São Geraldo cresce e é reconhecida como uma das marcas que melhor representa o Ceará

Foto: Divulgação
A São Geraldo foi a marca que mais cresceu no reconhecimento dos cearenses. É o que demonstra a pesquisa Anuário/Datafolha Top of Mind 2025/2026, divulgada em agosto, na categoria das marcas que melhor representam o Ceará — na opinião de quem vive no estado. 

O crescimento da São Geraldo é destaque, saindo de 3,4%, no ano passado, para 6,2% em 2025. Entre as classes A/B, a marca atingiu o valor de 7,8% nas respostas.

O resultado é dado a partir das respostas espontâneas dos cearenses. Para Tiago Caldas, gerente de Marketing da Cajuína São Geraldo, a pesquisa deste ano reforça o elo entre a marca e o povo cearense.

“A São Geraldo é mais que um refrigerante: é memória afetiva, é parte da cultura e da história do nosso estado. Ver esse sentimento refletido em números nos inspira a continuar evoluindo e crescendo sem perder nossas raízes”, destaca o gestor.

Além de São Geraldo, outras duas marcas estão entre as mais lembradas pelos cearenses. A M. Dias Branco aparece, com 6,4% das menções, e a Fábrica Fortaleza, com 5,6%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário