Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Polícia Federal combate fraude de diplomas no ensino superior no Ceará - Operação ocorre em 12 estados

 As investigações tiveram início após a identificação de um diploma falso apresentado para registro profissional.


Nesta quarta-feira, 11, a Polícia Federal cumpriu 25 mandados de busca e apreensão no Ceará e em mais 11 estados durante operação contra uma organização criminosa especializada na falsificação e comercialização de diplomas de ensino superior.
De acordo com a Polícia Federal, os documentos estariam sendo utilizados para a obtenção de registros em conselhos profissionais e para o exercício ilegal de profissões regulamentadas.
Um dos mandados é cumprido na residência do principal suspeito de liderar o esquema, além de diversos beneficiários da fraude, que teriam adquirido diplomas falsificados para atuar profissionalmente em áreas como saúde, engenharia, direito e educação física.

Início da operação - As investigações tiveram início após a identificação de um diploma falso apresentado para registro profissional. A partir da análise do documento, foi descoberto um site fraudulento, hospedado em uma plataforma pública, criado para simular um ambiente oficial de verificação de diplomas universitários.
O site possuía diversos diplomas falsos em nome de terceiros. O material era oferecido à venda por meio de redes sociais e plataformas de mensagens. Os documentos abrangiam cursos de Direito, Psicologia, Engenharias, Biomedicina, Fisioterapia, Administração, Educação Física, entre outros. A PF já identificou ao menos 33 diplomas fraudulentos associados a essa plataforma.
Os investigados poderão responder por falsificação de documento público, uso de documento falso, estelionato, exercício ilegal de profissão e receptação, entre outros delitos eventualmente apurados ao longo das investigações. Os conselhos profissionais também estão sendo comunicados para que sejam adotadas as medidas administrativas e disciplinares cabíveis.

INSS divulga calendário de pagamentos no mês de junho - Confira as datas

O calendário de pagamentos varia conforme o valor do benefício e o penúltimo número do número do benefício, com prioridade para aqueles que recebem até um salário-mínimo

O pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aposentados e pensionistas referente ao mês de junho começará no dia 24 e seguirá até 7 de julho. O calendário de pagamentos varia conforme o valor do benefício e o penúltimo número do número do benefício, com prioridade para aqueles que recebem até um salário-mínimo (R$ 1.518).
O calendário de 2025 foi divulgado pelo Ministério da Previdência Social em dezembro de 2024. De acordo com o Ministério da Previdência Social, a data de pagamento dos benefícios é definida pelo valor do benefício e pelo penúltimo dígito do número do benefício, ou seja, o número imediatamente anterior ao dígito verificador (aquele que aparece após o hífen).

INSS divulga calendário de pagamentos no mês de junho

Para quem recebe até um salário-mínimo

Início: 24 de junho

Critério: Pagamento realizado em ordem crescente do penúltimo dígito do benefício, começando pelo número 1.

Para quem recebe acima de um salário-mínimo

Início: 1º de julho

Critério: Pagamento realizado em ordem crescente de pares de dígitos: 1 e 6 no primeiro dia, 2 e 7 no segundo, e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário