![]() |
| Foto Paulo Pinto/Agência Brasil |
Quem for tirar a primeira habilitação para motos e carros vai ter de apresentar o exame toxicológico negativo, com análise retrospectiva mínima de 90 dias. É o que prevê o projeto de lei aprovado nessa semana pelo Congresso Nacional. O texto aguarda sanção do presidente Lula.



Hoje a exigência dos exames toxicológicos é apenas para os motoristas de categorias C, D e E, na primeira habilitação e nas renovações. Para esses condutores, nada muda, assim como para quem já possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
No entanto, todos as pessoas que vão tirar a primeira habilitação deverão apresentar o exame toxicológico negativo, a ser realizado em clínicas credenciadas pelo órgão de trânsito.Esse exame é usado para a detecção de anfetaminas, mandizol, canabinoides e opiáceos como cocaína, morfina e heroína. A validade do exame toxicológico é de 90 dias, contados a partir da data da coleta da amostra.
O projeto de lei ainda prevê outras mudanças no Código de Trânsito Brasileiro: os recursos arrecadados com multas de trânsito vão ser usados para garantir a gratuidade da formação para a habilitação de condutores de baixa renda. Vão ser beneficiadas as pessoas incluídas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
O texto ainda prevê a realização de transferência de veículos em plataforma eletrônica, com o contrato de compra e venda referendado por assinaturas digitais qualificadas ou avançadas. O projeto diz que o processo poderá ocorrer junto a plataformas dos Detrans ou da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Com informações da Agência Brasil.
Jogador morre uma semana após levar chute no rosto em partida de futebol, no interior do Ceará
![]() |
| Foto Arquivo pessoal |
Um jovem atleta de um time de futebol amador morreu neste último domingo (1º), no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, uma semana após levar um chute no rosto durante uma partida em Parambu, no interior do Ceará.
Rair Gomes, de 28 anos, teve traumatismo cranianoencefálico (TCE) e estava aguardando uma cirurgia, porém os médicos constataram a morte cerebral do atleta.
Chute acidental durante jogo
Segundo Eva, esposa de Rair, no dia 25 de maio ele participava de um jogo na localidade de Serrrote Queimado, zona rural de Parambu, quando foi atingido acidentalmente com um chute no rosto por um jogador do time adversário, durante a disputa da bola.
"Com menos de cinco minutos de jogo, Rair foi cabecear a bola enquanto o rapaz do time adversário acidentalmente chutou a cara dele", relatou Eva.
Com informações do G1 Ceará.
.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário