Web Radio Cultura Crato

domingo, 1 de junho de 2025

Elmano diz que todos os envolvidos em ataques a provedores de internet no Ceará já foram presos

 

Elmano explicou que as investigações também identificaram empresas associadas ao crime organizado.
Rogério Brito    site miséria
Foto: Reprodução

O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou neste sábado (31) que todos os envolvidos nos ataques a provedores de internet registrados neste ano no Ceará foram presos pelas forças de segurança do Estado. A declaração foi dada durante um café da manhã com profissionais de imprensa do Cariri, no Crato.

“Em uma das operações a gente chegou a prender 51 pessoas. Isso fez com que eles arrefecessem e hoje praticamente nós não temos situação de ataques a provedores de internet”, disse o governador.

No início deste ano, vários ataques a provedores de internet foram registrados, principalmente em Fortaleza, onde veículos foram incendiados. Um dos ataques chegou a afetar o fornecimento de internet para empresas que atuam no Porto do Pecém.

Elmano explicou que as investigações também identificaram empresas associadas ao crime organizado. Segundo ele, esses provedores firmavam acordos com o tráfico para obter exclusividade de operação em áreas dominadas.

“As investigações são evidentes. Tem empresas que utilizavam a sociedade com o tráfico para tirar a competição daquele território, o tráfico expulsasse o seu concorrente e ele ganhasse o território para sua empresa conquistar aqueles clientes”, disse o governador.

Aneel: bandeira de junho será vermelha e conta de luz ficará mais cara


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (30/5), que a bandeira tarifária de junho será vermelha, no patamar 1. Ou seja, será cobrada uma taxa extra nas contas de energia elétrica a partir do 1º dia do próximo mês.

Isso significa que as contas de energia elétrica terão cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h consumidos.

“Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas”, informou a Aneel.

Com o acionamento da bandeira vermelha, patamar 1, a agência reforçou a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica.

É a primeira vez em 2025 que é acionada a bandeira vermelha. Até abril deste ano, a bandeira tarifária estava verde, sem custo adicional para os consumidores. Em maio, a bandeira vigente passou para amarela — grau intermediário na estrutura tarifária (veja abaixo).

Em 2024, as bandeiras tarifárias da energia elétrica no Brasil também oscilaram entre as cores verde, amarela e vermelha. A bandeira ficou verde de abril até julho do ano passado, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, vermelha, patamar 2, em outubro, e amarela em novembro. O ano foi encerrado com a bandeira verde, que vigorou no mês de dezembro.


Sistema de bandeiras tarifárias

Lançado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é um mecanismo que indica aos consumidores, mensalmente, a situação da geração de energia no Brasil.
Para definir a bandeira tarifária vigente, a Aneel considera fatores, como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.

Anteriormente, as variações (para mais ou para menos) eram repassadas até um ano depois, no reajuste tarifário seguinte.

Fonte: Portal Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário