Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Acidentes de trânsito deixam dois mortos e um ferido na CE-269



Dois acidentes no mesmo trecho da CE-269 deixaram duas pessoas mortas e uma ferida na noite deste último sábado (27). De acordo com informações do policiamento da região jaguaribana, uma ambulância de Lavras da Mangabeira colidiu com uma moto e um carro no trecho de uma ponte.

Uma das passageiras da ambulância, que estaria voltando de Fortaleza, e o motorista da moto vieram a óbito.

Logo após essa colisão, veio um segundo carro, que passou por cima de uma das vítimas e atropelou uma terceira pessoa, que chegou a quebrar as pernas.


Fonte Diário do Nordeste

Em cinco meses, Ceará registra mais do dobro do número de raios de 2016, segundo USP


Na cidade de Quixadá, um morador registrou o momento em que um raio caiu na vegetação. (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Na cidade de Quixadá, um morador registrou o momento em que um raio caiu na vegetação. (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Uma casa foi atingida por um raio neste domingo (28), na zona rual do município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O raio - ou descarga elétrica atmosférica - atingiu um coqueiro e destruiu parte do telhado. Um funcionário do sítio onde caiu o raio, disse que ouviu um barulho muito forte e logo depois a casa ficou sem energia elétrica. As tomadas foram arremessadas para fora das caixas e a fiação da casa ficou comprometida.

O Centro de Monitoramento de Raios da Universidade de São Paulo (USP), registrou 70.026 raios de 1º de janeiro a 27 de maio de 2017, em todo o Ceará. O número é mais que o dobro das ocorrências de todo o ano de 2016, quando foram registrados 34.233 raios no estado. Apenas no mês de maio, foram registradas 1.043 descargas elétricas atmosféricas.

Com acesso gratuito e ilimitado pela internet, o Sistema de Monitoramento de Raios da USP, oferece informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.

Nesses cinco meses de 2017, o município onde houve mais registros de raios foi Granja, na Região Norte, com 4.872 descargas. Apenas no dia 22 de abril deste ano, foram registrados 806 raios no município. Em Parambu, no Sertão dos Inhamuns, foram 959 descargas elétricas atmosféricas registradas nos cinco primeiros meses de 2017. O dia 19 de janeiro deste ano, foi o de maior incidência de descargas no município, com 636 ocorrências

Cuidados para dentro de casa:

Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;

Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
Evitar consertos de instalações elétricas;
Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa: 

Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.


Fonte G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário