Os vereadores que faltarem injustificadamente às sessões ordinárias e extraordinárias, além das reuniões de comissões, na Câmara Legislativa de Juazeiro do Norte, terão um desconto de 3,3% (1/30 avos) do salário, por falta. A medida foi aprovada no novo Regimento Interno da Casa, na última terça-feira (11). O documento não era atualizado há mais de 20 anos.
Entre as outras mudanças estão a definição do quórum mínimo necessário para a abertura das sessões ordinárias, que será de ⅓ dos membros da Câmara. O novo Regimento Interno também estabelece que “a sessão legislativa ordinária não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias”.
Além disso, as sessões passam a ser realizadas, a partir desta quinta-feira (13), às 17h. Antes, elas ocorriam às 15h. Segundo a Câmara, a medida visa aumentar a participação popular, permitindo que mais cidadãos acompanhem as discussões e deliberações.
Outro ponto alterado no novo documento refere-se a eleição para a Mesa Diretora da Casa, que agora será por chapa, tanto no primeiro biênio, quanto no segundo.
De acordo com Pergentina Jardim (Podemos), vice-presidente da Câmara, parte das mudanças são a condensação de leis que já existiam no município. “Nós uniformizamos, deixamos o Regimento com mais segurança jurídica […]. A gente acredita que o Regimento ficou com um formato interessante. A comissão especial que foi montada analisou com bastante cuidado a proposta da Mesa Diretora”, disse.
Janeiro teve 25 assassinatos no Cariri e o ano começou 56% mais violento

No primeiro mês do ano 25 pessoas foram assassinadas em onze municípios da região do Cariri representando 9,3% do total de 269 homicídios no mês de janeiro em todo o Ceará. Em nível de Cariri foi 0,8 pessoa morta por dia, enquanto a média cearense se situou na faixa de 8,67 a cada dia. No Ceará, a quantidade de assassinatos caiu de 289 em dezembro para 269 no mês passado.
Em nossa região foram sete a menos ao cair de 32 para 25 ou 28% de decréscimo na comparação entre os últimos dois meses no Cariri. Em janeiro de 2024 tivemos 16 assassinatos e, neste, 25 ou nove a mais (+56%) no comparativo com o primeiro mês deste ano. Na comparação entre 2024 (16) e este ano (25) a diferença foi de nove homicídios ou 56% a mais. Em todo o Ceará foram 269 assassinatos este ano com uma participação de 9,3% do Cariri.
Dos 29 municípios caririenses em onze ocorreram homicídios em janeiro, sendo que, dos 25 assassinatos do mês passado no Cariri, Crato respondeu por sete ou uma participação de 28% na matança regional. Os outros foram em Juazeiro (04), Assaré (03) Jardim, Mauriti e Missão Velha (02 cada) e os demais em Barbalha, Barro, Farias Brito, Lavras da Mangabeira e Nova Olinda. Ou seja, de um total de sete homicídios em janeiro no Crato, significa 28% em relação aos 25 no mesmo período no Cariri.
Eis abaixo o comportamento mês a mês:
JANEIRO – 269 homicídios no Ceará (25 no Cariri ou 9,3%)

Nenhum comentário:
Postar um comentário