Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Com celulares proibidos, escolas municipais de Fortaleza receberão recurso para investir em recreios interativos

 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação, anunciou a destinação de recursos para a aquisição de materiais recreativos e educativos nas unidades escolares da rede pública municipal. O investimento visa proporcionar aos estudantes mais opções de lazer e interação durante o recreio, como jogos de xadrez, futmesa, tênis de mesa, caixas de som e outros equipamentos que promovem o bem-estar e o desenvolvimento de habilidades.

A medida faz parte de uma ação da gestão para criar um ambiente escolar mais dinâmico, acolhedor e saudável, após a recente proibição do uso de celulares nas escolas, conforme a Lei Estadual nº 14.146/2008 e a Lei Federal nº 15.100/25. Com esse investimento, a Prefeitura de Fortaleza pretende estimular a criatividade, a interação e o desenvolvimento cognitivo dos alunos, criando espaços de socialização durante os intervalos das aulas.

“A notícia é boa para os nossos alunos e alunas da rede municipal de ensino. Estamos recebendo recursos para investir em mais materiais recreativos para as nossas crianças e jovens. Além disso, também faremos uma série de melhorias estruturais nas escolas municipais, oferecendo mais conforto e segurança aos estudantes. Criança precisa aprender, brincar e se desenvolver com plenitude, longe do uso excessivo das telas”, destacou o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.

Para o secretário municipal da Educação, Idilvan Alencar, essa ação é essencial para proporcionar um ambiente de aprendizagem mais equilibrado e saudável. “Além de melhorar a infraestrutura das escolas, como disse o prefeito Evandro, nós também queremos criar alternativas de interação e desenvolvimento para os alunos com essas atividades recreativas e educativas”, afirmou o secretário.

Câmara do Crato aprova Refis com descontos de até 100% em juros e multas


A Câmara do Crato aprovou nesta terça-feira (25) o projeto de lei que institui o programa Contribuinte Legal 2025, uma nova edição do já conhecido Refis. A iniciativa permite a regularização de tributos municipais, como IPTU, ISS e ITBI, com descontos de até 100% nos juros e multas.

O projeto foi enviado à Câmara pelo prefeito André Barreto na segunda-feira (24), em regime de urgência, e aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão itinerante realizada no bairro Seminário.

“Uma oportunidade única para muitos contribuintes quitarem seus débitos fiscais junto à Fazenda Pública Municipal, principalmente no cenário de recuperação econômica do país, após um significativo período de retração agravado pela pandemia”, destaca a mensagem do Executivo.

Conforme a mensagem, a estimativa é que aproximadamente 122.368 contribuintes sejam beneficiados, incluindo pessoas físicas e jurídicas, domiciliadas no Crato ou não, com débitos tributários ou não tributários junto ao município.

Os descontos variam de 50% a 100%, aplicando-se exclusivamente sobre juros e multas. O programa também permite parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. O prazo para adesão vai de 6 de março a 30 de maio de 2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário