Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 5 de março de 2018

Chuvas no Ceará fazem seis açudes sangrar


Atualmente, cinco açudes estão sangrando no Ceará, de acordo com informações extraídas do site da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh), neste domingo (4). Atingiram o volume máximo o açude Caldeirões, em Saboeiro; Itaúna, em Granja; Germinal, em Palmácia; Tijuquinha, em Baturité e Colina, em Quiterianópolis. O Rio Cocó, em Fortaleza, também havia sangrado, mas perdeu volume de água e está com 90% da capacidade.

Além desses, o levantamento da companhia aponta que Tucunduba, em Senador Sá e Maranguapinho, no município de Maranguape, estão com volume de 99,76% e 95,33%, respectivamente. Apesar da boa quadra invernosa que tem atingido o Estado neste ano, 115 açudes ainda estão com volume inferior a 30% da capacidade.

Três açudes sangram no Ceará no fim de semana

Três açudes sangraram no Ceará neste fim de semana, chegando a um total de cinco reservatórios com capacidade máxima. Com as chuvas ocorridas entre sexta e sábado (2 e 3), os açudes Itaúna, Tijuquinha e Colina chegaram ao 100% do volume. O Caldeirões e Germinal também haviam sangrado desde o fim de semana passado. A informação é do G1 Ceará.

Os dados fazem parte do relatório da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, que monitora 149 reservatórios do estado.

Outros dois açudes, Maranguapinho e Tucunduba, têm mais de 90% da capacidade.

A barragem do rio Cocó, em Fortaleza, também havia sangrado, em 23 de fevereiro, mas perdeu volume de água e tem atualmente 90% da sua capacidade.

Maiores açudes

Os grandes açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica, uma consequência de seis anos com poucas chuvas. O Castanhão, maior açude do estado, registra aumento do volume dia após dia desde 25 de fevereiro e tem atualmente apenas 2,77% da sua capacidade.

O Orós, segundo maior reservatório do Ceará, tem apenas 5,82% da sua capacidade.

Previsão para março

Março, tradicionalmente o mês mais chuvoso no Ceará, deve ser de chuvas acima da média histórica neste ano, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Para o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, a expectativa para março é de mais chuvas, já que o mês tende a ser o mais chuvoso do ano, além das condições oceânicas e atmosféricas estarem favorável.

"A média de março é a mais alta da quadra chuvosa que vai até maio do ano. Normalmente março tende a ser um mês chuvoso. As condições oceânicas e atmosféricas do momento indicam que possivelmente deveríamos ter um março normal e acima da média. Pelo menos na próxima semana o início de março temos tendência de boas chuvas em todo o estado do Ceará."

Nenhum comentário:

Postar um comentário