Uma pertubação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou apagão no Ceará e em pelo menos outros 12 estados do Norte e Nordeste brasileiro, às 15h48 desta quarta-feira (21). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve desligamento de 18.000MW, o que representa 22,5% da carga total do SIN naquele momento.
Os estados afetados são Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.
Com a queda de energia, os sistemas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do restante do País. Nessas regiões, segundo a ONS, as cargas interrompidas foram restabelecidas em cerca de 20 minutos. Regiões de São Paulo e do Rio de Janeiro foram algumas das localidades impactadas.
Em Fortaleza, o fornecimento de energia começou a ser retomado por volta das 18h, cerca de 2h15 após o início do apagão, mas apresenta oscilações e novas quedas. A Enel Distribuição Ceará informa a eletricidade voltou em 70% do Estado. A companhia afirma que está "trabalhando pra normalizar o mais rápido possível".
Em Alagoas, o fornecimento também começou a ser normalizado gradativamente às 18h, segundo a companhia local, Eletrobras. Em nota, a empresa afirma que o apagão afetou todos os municípios alagoanos.
A situação da recomposição no Nordeste era esta às 18h55:
Fortaleza: 55% da carga religada
Teresina: 50% da carga religada
Recife: 50% da carga religada
João Pessoa: 15% da carga religada
Maceió: 20% da carga religada
Salvador: 30% da carga religada
Aracaju: 25% da carga religada
Natal: 20% da carga religada
Causas
O diretor de Operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que o problema foi causado por defeito na subeestação da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga, em Jatobá, interior de Pernambuco.
Já para o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o motivo seria a pane em uma linha do complexo de Belo Monte, no Pará.
Ceará
Em Fortaleza, moradores de vários bairros como Sapiranga, Papicu, Aldeota, Parque Manibura, Cidade dos Funcionários e Cidade 2000 informaram queda no serviço. Semáforos na Praia de Iracema, Aldeota, Bezerra de Menezes, Domingos Olímpio e Av. Beira-Mar ficaram apagados.
Apagão no Norte e Nordeste foi causado por “perda de carga”, diz Operador Nacional
O apagão no Nordeste e em estados do Norte foi causado por uma “perda de carga”, segundo nota do Operador Nacional do Sistema (ONS). A queda de energia, por volta de 15h50, pode ter dimensões ainda não calculadas.
Confira a nota na íntegra:
Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.
Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.
As causas de desligamento estão sendo investigadas.
Ceará
Em Fortaleza, os semáforos estão apagados e já há congestionamento nas principais vias da cidade.
A Enel Distribuição do Ceará informou que uma interrupção no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o fornecimento de energia do Ceará. A Companhia aguarda informações do Operador Nacional do Sistema e trabalha para normalizar o serviço.
Na Capital, o Aeroporto Internacional Pinto Martins opera com luzes de emergência. Ainda não há registro de voos cancelados.
Apagão nacional
Está confirmada a falta de energia nos estados de Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, todos no Nordeste. No Norte, há relatos de Tocantins, Amapá e Pará.
O Tribuna do Ceará entrou em contato com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Segundo eles, ainda não há o número exato de cidades atingidas, ainda em processo de apuração.
Nas redes sociais, a hashtag “apagão” é uma das mais usadas no País, com relatos dos internautas sobre a falta de energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário