Web Radio Cultura Crato

sábado, 17 de março de 2018

Renovação da CNH exigirá curso e prova teórica


Os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de junho deste ano terão que fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico que já era obrigatório.

A mudança na lei foi publicada na última semana por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que redefiniu a formação de condutores no país.

Quem renovar a CNH das categorias A e B até 5 de junho terá que fazer apenas o exame médico.

Como é o curso?

Deve ser feito ao renovar a CNH (a cada 5 anos)
Tem duração de 10 horas/aula (máximo de 5 horas/aula por dia).

Pode ser feito de forma presencial ou à distância.

Prova teórica com 30 questões de múltipla escolha.

Motorista deve ter 100% de frequência no curso e 70% de acertos no exame.

Ainda não há definição sobre mudanças no preço da renovação.

E se o motorista não passar?

Se o motorista for reprovado, ainda poderá fazer uma nova prova 5 dias depois da divulgação do resultado. Se houver uma segunda reprovação, ele deverá passar por todo curso novamente.

O curso a distância deve ser realizado em no máximo 5 dias, mas a prova será aplicada apenas presencialmente.

Estão dispensados deste curso apenas os motoristas que realizam atividades remuneradas em veículos, como transporte de carga e passageiros. Mas estes profissionais também passarão por outro curso específico, de maior duração, a cada 5 anos.

Qual o objetivo?

De acordo com o Denatran, o curso tem como objetivo "atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações".

A mudança foi decidida depois de estudos e reuniões com representantes do setor para padronizar a formação de condutores no Brasil.

No entanto, segundo Magnelson Souza, presidente do sindicato das autoescolas de São Paulo, o curso para renovação da CNH não foi discutido na câmara temática sobre as mudanças.

"Foi uma surpresa, mas entendemos a necessidade de fazer uma atualização dos condutores a cada 5 anos", afirmou Souza, que espera uma prorrogação no prazo para até o final do ano, para dar mais tempo de adequação aos centros de formação.

Para Marcos Traad, presidente do Detran-PR, o tempo é curto para as adaptações, que também são questionáveis. "Como a gente avalia se um curso de 10 horas tem impacto real na redução dos acidentes e mortalidade no trânsito?"

Fonte: G1

Madrugada violenta em Tauá deixa 03 mortos e 02 feridos

Três mortos e dois feridos, este foi o saldo de uma confusão que começou na Rua Joaquim de Lima, no Bairro Alto Brilhante, às margens da BR-020, em Tauá, denominada de seresta da placa.

Tudo começou quando dois indivíduos que trafegavam numa motocicleta Honda, Titan,150, de cor vermelha, placa HUZ 1240- Tauá, chegaram e efetuaram disparos de arma de fogo, atingindo três pessoas, dois homens e uma mulher.
A mulher identificada por Izabelli Lopes da Silva, 22 anos, morreu na hora, e as outras duas pessoas que provavelmente foram vítimas de balas perdidas, foram socorridas para o Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, sendo que uma delas foi transferida para o Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza.

Os feridos foram identificados por Francisco Lindomar Sobreira, 33 anos, vulgo Miúdo, natural de Tauá, residente na Rua Mizael Cavalcante, no Bairro Alto Nelândia, que sofreu um tiro à altura do pescoço e foi transferido para a capital cearense. A outra vítima é o Francisco Siqueira Pedrosa, 35 anos, natural de Arneiroz, residente no Sítio São Joaquim, na Zona Rural de Tauá, baleado na perna esquerda e ficou internado no Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima.

Perseguição e morte 

Depois de matar Izabelli e ferir os dois homens, os atiradores fugiram de motocicleta pela BR-020, mas foram perseguidos por uma composição do BPRaio. Eles entraram na Estrada do Arraial e durante a perseguição atiraram contra a viatura do Raio. Os policiais revidaram e os dois ocupantes da moto foram atingidos e caíram na estrada agonizando. O confronto aconteceu a aproximadamente 3 quilômetros da sede do município.

A composição socorreu os dois homens para o Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, onde já deram entrada sem vida. A dupla não portava nenhum documento e até o fechamento da matéria permanecia sem identificação. Os três corpos, de Izabelli e dos dois homens mortos no confronto com o BP Raio foram levados para o IML de Tauá. Os dois homens que foram abatidos no confronto com o Raio, portavam dois revólveres.

Pelos levantamentos feitos junto ao sistema de informações, a motocicleta que estava sendo usada pela dupla, tem queixa de roubo.

Repórter Lindon Johnson

Nenhum comentário:

Postar um comentário