Web Radio Cultura Crato

sábado, 10 de março de 2018

Nova chacina deixa ao menos sete mortos e quatro feridos em Fortaleza

chacina
Pelo menos sete pessoas foram mortas em uma chacina no Bairro Benfica, em Fortaleza, no fim da noite de ontem (9); outras quatro foram levadas ao Instituto José Frota (IJF) após serem baleadas. Os homicídios ocorreram em três locais diferentes do bairro: na Praça da Gentilândia, na Vila Demétrio e na Rua Joaquim Magalhães, quase esquina com a Rua Major Facundo. A informação é do Diário do Nordeste.

Na Praça da Gentilândia, o cenário era de guerra: garrafas, copos e chinelas espalhados e quebrados ao chão. No local, três homens foram assassinados; segundo algumas testemunhas que estavam no momento do atentado, os homens atiraram a esmo. O nome de um deles foi confirmado: José Gilmar de Oliveira Júnior, de 33 anos, era cabeleireiro e frequentador assíduo da região; outra vítima, segundo frequentadores dos bares do local, vendia bombons e cigarros nos arredores da praça.

Além deles, uma mulher e um homem foram baleados e levados por técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em estado grave. Segundo relatos preliminares, a mulher era garçonete de um dos bares da Gentilândia. De acordo com o inspetor Isaque, do 34º Distrito Policial, três pessoas com pistolas calibres Ponto 40 e 380 chegaram atirando, contudo, a investigação aponta para alvos específicos, pois a quantidade de pessoas no local era muito grande.


Na Vila Demétrio, próximo a uma das sedes da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) um grupo de amigos foi atacado. Um homem que usava a camisa do Tricolor foi morto no local. Outras três pessoas foram socorridas para o IJF, mas duas delas morreram. Emilson Bandeira de Melo Júnior, 27, e Adenilton da Silva Ferreira, 24, não resistiram aos ferimentos. De acordo com a Polícia Militar, as duas vítimas estavam na Vila quando os atiradores chegaram. Adenilton faria aniversário na próxima segunda-feira, 12.

O outro atentado foi realizado na Rua Joaquim Magalhães, quase esquina com a Rua Major Facundo, próximo à Vila Demétrio. A Polícia Militar confirmou a morte de Pedro Braga Barroso Neto, de 22 anos, que tinha antecedentes criminais por agressão e envolvimento com torcida organizada. Segundo informações da população que estava no local, ele e outro rapaz - também levado ao IJF - haviam ido comprar vinho quando foram surpreendidos por um carro sem identificação. Pedro Braga também estava vestido com a camisa do Leão do Pici.

Ataque

A sede da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) foi cenário de um ataque em fevereiro de 2016. De acordo com a Polícia, Roberto Vieira Junior, 38, foi baleado enquanto treinava na academia de ginástica instalada dentro da TUF. Por volta das 19 horas, três homens invadiram o local e efetuaram disparos. Um dos tiros atingiu as costas de Roberto. A motivação do crime foi briga entre torcidas organizadas. Acompanhe a repercussão da chacina no site do Diário do Nordeste.

Depoimento
O pavor de quem estava na praça para se divertir

A praça estava lotada. Tinha carro de som tocando, gente em pé dançando. Do nada começaram os disparos. Custei a entender que eram tiros e demorou alguns segundos até eu perceber porque as pessoas estavam correndo e se jogando no chão. Eu, meus amigos e meu irmão nos abaixamos. Eles queriam correr, mas quando a gente tentava se levantar o barulho dos tiros voltava. Acho que foram três sequências, e eram muitos. Tinha medo de correr e levar um tiro. Mesas e cadeiras voando. Muitos pratos e garrafas quebradas no chão, gente com os pés machucados, além das vítimas já caídas. O medo me paralisou. Achava que tinha sido uma ou duas vítimas, mas logo de cara vi três. Mais na frente, tinha mais dois caídos e muita gente chorando. Muita gente sem compreender, muita gente perdida. Os estabelecimentos tentando fechar as portas e as pessoas arrombando para se proteger. Era um desalento, o povo andando sem rumo repetia: "não volto mais aqui", "acabou a paz no Benfica". Eu fiquei um tempo lá rezando, sabe? Não tinha muito o que fazer...
Vítimas identificadas

> José Gilmar Furtado de Oliveira Júnior, 33 anos, morto na Gentilândia

> Pedro Braga Barroso neto, 22 anos, morto na Rua Joaquim Magalhães

> Emilson Bandeira de Melo Junior , 27 anos, morto na Vila Demétrio

> Adenilton da Silva Ferreira, 24 anos, morto na Vila Demétrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário