![]() |
| Foto Tiago Stille/Governo do Ceará |
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ocorre nos dois próximos domingos, dias 9 e 16 de novembro, em todo o país.
No Ceará, mais de 275 mil candidatos estão aptos a fazer a prova.
Vale lembrar que, pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai aceitar o uso das notas das três edições mais recentes do Enem — 2023, 2024 e 2025 — para a seleção de candidatos em universidades públicas.
O Sisu é o sistema do governo federal que permite aos estudantes concorrer gratuitamente a vagas em universidades públicas de todo o país, com a nota do Enem.
Com informações do G1 Ceará.
Tilápia é incluída em lista de espécies invasoras e criadores brasileiros temem restrições
![]() |
| Foto Honório Barbosa/ Diário do Nordeste |
A inclusão da tilápia em uma lista de espécies 'invasoras' tem preocupado produtores brasileiros, com temor de restrições à criação do peixe.
A Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) incluiu a tilápia na Lista Nacional Oficial de Espécies Exóticas Invasoras, que abrange espécies que começam a aparecer em lugares em que não são nativas.
Nesse caso, a tilápia tem aparecido em rios fora das áreas de produção, gerando desequilíbrios ambientais, conforme reportado pelo g1.
A espécie é considerada exótica porque não é natural do Brasil, mas nativa do continente africano, da bacia do Rio Nilo.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a inclusão da tilápia na lista não deve interromper o seu cultivo.
A Pasta ressaltou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) permite o cultivo, que é de grande relevância econômica no Brasil.
“Não há, portanto, qualquer proposta ou planejamento para interromper essa atividade”, disse o ministério em nota oficial
Com informações do Diário do Nordeste

.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário