Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Homem é morto após alugar casa desocupada por ordem de facção

 A vítima havia se mudado há poucos dias para a residência

Um homem recém-chegado ao bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, foi morto a tiros após alugar uma casa que havia sido desocupada por ordem de uma facção criminosa. Francisco Daniel Muniz Dias, 42 anos, estava sentado na calçada com familiares, na noite do último domingo (16), quando foi surpreendido por dois homens e uma mulher, que se aproximaram e efetuaram diversos disparos. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu na unidade de saúde. A principal linha de investigação é de que o crime tenha relação com a disputa entre grupos rivais na região.
Francisco Daniel havia se mudado há poucos dias para a residência localizada. O imóvel fora abandonado pelo antigo morador - um vigilante expulso à força por criminosos - e permanecia sob controle da facção que domina a área. Segundo a Polícia Militar, Francisco Daniel não tinha conhecimento desse contexto.
A Polícia Civil (PCCE) trabalha com a hipótese de que o grupo responsável pelo ataque tenha associado Francisco Daniel ao antigo morador da casa, o que pode ter motivado o crime. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Pix chega aos 5 anos e já é o meio de pagamento preferido do Brasil

Foto Shutetrstock
O Pix completa cinco anos neste domingo (16) como o principal método de pagamento do país. Lançado pelo Banco Central em novembro de 2020, o meio de pagamentos digital movimentou R$ 26,4 trilhões no ano passado. Isso equivale a quase duas vezes o produto interno bruto (PIB) do Brasil em 2024.

Neste ano, de acordo com o Banco Central, foram R$ 28 trilhões em transações via Pix até outubro.

O diretor de organização do sistema financeiro e resolução do Banco Central, Renato Gomes, avaliou em uma transmissão online que a plataforma incluiu mais pessoas no sistema bancário.

"Por um lado, teve essa redução de custo de distribuição de dinheiro. Por outro lado teve, vamos dizer assim, esse aumento da fatia de clientes e do consumo dos clientes e, obviamente, como o Pix trouxe muita concorrência com o sistema de pagamentos, acabou havendo uma redução de tarifas assim", disse.

O Pix foi criado primeiramente para facilitar transações entre pessoas com transferências instantâneas. Com o tempo novas funcionalidades foram adicionadas. Como o Pix, cobrança, que faz o papel do boleto, e o Pix automático, que equivale ao débito automático.

Dados recentes mostram que 170 milhões de adultos e mais de 20 milhões de empresas usam o Pix.

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário