Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Pesquisa mostra que economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre


Foto Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
A economia brasileira cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025 em comparação com o segundo trimestre e acumula avanço de 2,5% no período de 12 meses. Especificamente na passagem de agosto para setembro, o comportamento foi estável, ou seja, variação nula.

Os dados fazem parte do Monitor do PIB, estudo mensal elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV (Fundação Getulio Vargas), divulgado nesta terça-feira (18).

A pesquisa faz estimativas sobre o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB), indicador do conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país.

A informação entre trimestres e meses seguidos é dessazonalizada, isto é, foram excluídas variações sazonais, de forma que seja possível comparar períodos diferentes. Em termos monetários, a FGV estima o PIB brasileiro no acumulado até o terceiro trimestre em R$ 9,370 trilhões.

Ao analisar os dados interanuais – que apresentam menos volatilidade que os períodos imediatamente seguidos – a FGV constata que o consumo das famílias, que vinha crescendo anualmente praticamente acima de 3% desde 2021, apresentou visível desaceleração ao longo de 2025, registrando apenas 0,2% de expansão no terceiro trimestre, comparado ao mesmo período de 2024.

As exportações cresceram 7%, no mesmo intervalo de comparação interanual. É a maior alta desde o trimestre móvel encerrado em maio de 2024. Houve crescimento em todos os grupos de produtos exportados, com destaque para os da indústria extrativa, que contribuíram com cerca de 44% para o crescimento total das exportações.

Com informações da Agência Brasil.

Advogada do Crato, ex-professora da Urca de Iguatu, é a mais jovem do Ceará a ser aprovada na carreira diplomática

Foto Reprodução 
Aos 25 anos, a advogada Shayana Sarah Mousinho, natural do Crato, conquistou um feito histórico para o Cariri e para o Ceará. Formada em Direito pela Universidade Regional do Cariri (Urca), ela foi aprovada no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), um dos mais disputados do país, que teve cerca de 9 mil inscritos concorrendo a apenas 50 vagas. Shayana alcançou o 8º lugar entre os candidatos cotistas, tornando-se a primeira mulher caririense e a pessoa mais jovem do Ceará a ingressar na carreira diplomática, com o resultado homologado em Fortaleza no dia 5 de novembro.

A jovem possui uma trajetória acadêmica notável. Graduou-se em Direito aos 21 anos, especializou-se em Direito Constitucional na Urca e atualmente é mestranda em Direito Internacional pela Universidad Católica Argentina (UCA). Além disso, atuou como professora no campus de Iguatu da Urca e atualmente trabalha no Ministério Público de Juazeiro do Norte, acumulando experiência prática e teórica no campo jurídico.

A aprovação no CACD veio após um ano e meio de preparação intensiva — um tempo recorde, considerando que a média nacional para aprovação é de cinco anos —, com cerca de oito horas diárias de estudo. Com posse prevista em Brasília nos próximos 60 dias, Shayana se prepara para iniciar sua formação no Instituto Rio Branco, dando início oficialmente à carreira no serviço diplomático brasileiro

Com informações da Mais FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário