Web Radio Cultura Crato

sábado, 29 de novembro de 2025

Médica sofre acidente de trânsito no interior do Ceará

Foto Reprodução 
Uma médica sofreu um acidente automobilístico no início da manhã desta sexta-feira (28), na CE-187, na zona rural do município de Tauá.

Dra. Andressa A. Pereira guiava seu veículo Ford Ka, ano 2020, cor branca, placas QXX-2D16, vindo do município de Parnaíba, no Estado do Piauí e seguia para a cidade de Salitre, na região do cariri oeste, onde mora, e a altura do local conhecido como "Curva do Mulungu" ou "Curva da Morte", a motorista perdeu o controle do veículo vindo a capotar várias vezes.

A vítima sofreu uma forte pancada na cabeça e foi socorrida por populares para o Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, onde permanece internada e realizando exames. A família da médica foi comunicada do acidente e está em deslocamento para Tauá.

O carro ficou totalmente destruído.

Agentes de Cidadania das Bases Avançadas de Santa Teresa e Trici atenderam a ocorrência.

Com informações do Blog do Wilrismar.

Expectativa de vida do brasileiro chega a 76,6 anos, a maior já registrada

Foto Marcello Casal Júnior/ Agência Brasil
A expectativa do brasileiro chegou a 76,6 anos em 2024, o maior nível registrado desde 1940, quando começou a série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2023, o índice era de 76,4 anos.

A expectativa de vida ao nascer indica quantos anos, em média, uma pessoa pode viver se as condições atuais de mortalidade forem mantidas. Em comparação ao início da década de 40, houve aumento de 31,1 anos. Naquele período, quem nascia tinha projeção de viver somente 45,5 anos.

MUNDO

Os dados fazem parte da Tábua de Mortalidade, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo instituto. No cenário internacional, os locais com maior longevidade são Mônaco (86,5 anos), San Marino (85,8), Hong Kong (85,6), Japão (84,9) e Coreia do Sul (84,4).

EFEITO PANDEMIA

O IBGE destaca que, de forma geral, a expectativa de vida do brasileiro segue trajetória de crescimento, com exceção do período da pandemia de covid-19. Em 2019, o recém-nascido poderia viver 76,2 anos; já em 2021, o valor caiu para 72,8 anos.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário