![]() |
| Foto Reprodução |
O corpo do jovem Francisco Cândido do Nascimento, conhecido como Chico, que estava desaparecido desde o meio-dia da última quarta-feira, foi encontrado na manhã deste sábado, 29/11, em uma área de difícil acesso, localizada atrás do bairro Manuel Justino, na sede do município de Iguatu. O local é uma propriedade privada, de região montanhosa e mata fechada.
Segundo informações , Chico havia sido visto pela última vez por volta das 12 horas da quarta-feira, na Avenida Perimetral de Quixelô, acompanhado de dois homens. Desde então, familiares e moradores estavam em busca de notícias.
De acordo com as primeiras observações, o corpo já se encontrava em avançado estado de decomposição e bastante inchado. Um grande corte no abdômen da vítima foi identificado. No entanto, devido às condições do corpo, não foi possível confirmar visualmente a presença de disparos de arma de fogo. Apenas o laudo da Perícia Forense deverá apontar a real causa da morte.
As circunstâncias do local reforçam a suspeita de que Chico possa ter sido levado ainda com vida até o ponto onde foi encontrado, já que o acesso é extremamente dificultoso. A hipótese é de que os executores tenham conduzido o jovem para dentro da mata antes de consumar o crime.
A Polícia Civil deve iniciar as investigações para identificar os responsáveis e esclarecer as motivações do crime.
Com informações do Site Fatos News.
Mais da metade dos açudes do Ceará têm volume d’água acima de 50%
![]() |
| Foto Davi Rocha/SVM. |
Dos 143 açudes atualmente monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 82 reservatórios estão com mais de 50,1% da capacidade máxima neste mês de novembro. Isso representa 57,34% dos açudes com níveis confortáveis ou muito confortáveis, conforme o Portal Hidrológico do Ceará.
Para a Cogerh, o cenário hídrico do Estado está dentro do esperado, mas ainda deve reduzir nos próximos dias. Em igual período de 2024, o Ceará havia atingido um aporte histórico de mais de 10 bilhões de metros cúbicos, e cerca de 66,43% dos açudes com mais de 50,1% da capacidade total — neste ano a Companhia fez uma atualização e reduziu o número de reservatórios monitorados pela Pasta, passando de 157 para 143.
Já em relação a 2023, eram 88 dos 157 reservatórios monitorados à época com situação confortável, ou seja, 56,05% apresentavam volume superior a 50,1%. A capacidade máxima do Estado era de 40,32%.
Conforme a resenha diária da Cogerh, em outubro de 2025 foram retirados 14 reservatórios da rede de monitoramento. Em nota, o órgão explica que a medida se baseia no fato de que “essas estruturas não são de responsabilidade da Cogerh e atendem principalmente demandas locais”. Por isso, segundo a legislação, a gestão e o acompanhamento desses açudes permanecem sob responsabilidade de seus empreendedores legais.
Até sexta-feira (28), somente um açude está sangrando no Estado: o Caldeirões, em Saboeiro, na bacia Alto Jaguaribe, no centro sul do Ceará. Por outro lado, 36 açudes estão com quantidade abaixo de 30%, outros oito apresentam volume morto, que é quando registram abaixo de 5% de sua capacidade total, e um está seco. Por fim, 25 reservatórios estão em alerta, com capacidade entre 30,01 a 50%.
Com informações do Diário do Nordeste.
Ferrovias abandonadas no Ceará podem virar linhas de trens regionais de passageiros
![]() |
| Foto Romário Pinheiro/Governo do Ceará. |
Para aproveitar os mais de 600 quilômetros de ferrovias abandonadas no Ceará, uma das soluções apontadas por especialistas é reativar parte desses trechos para o transporte de passageiros por meio de trens regionais, interligando cidades distantes.
Essa avaliação foi compartilhada por especialistas ouvidas pelo Diário do Nordeste durante a Expolog - Feira Internacional de Logística, realizada nesta semana no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
As ferrovias abandonadas são oficialmente chamadas pela Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), concessionária de mais de 3 mil km de linha férrea desativadas em cinco estados nordestinos, de malha não operacional, e é justamente sobre ela que recai a análise das especialistas.
A própria concessionária já deu inúmeras declarações de que não pretende reativar esses trechos. Atualmente, tamita no Tribunal de Contas da União (TCU) o processo de renovação antecipada da malha operacional, com 1.237 km entre Fortaleza e São Luís (MA).
Com informações do Diário do Nordeste.

.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário