Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Acidente de trânsito no interior do Ceará deixa duas mulheres mortas

 

Um acidente de trânsito registrado na manhã deste último sábado (22), no município de Jucás, no interior do Ceará, deixando duas mulheres mortas, Patrícia e Maria, e três feridos. 

Duas motocicletas modelo Bros, ambas de cor preta, se chocaram violentamente, causando a morte das duas ocupantes de uma das motocicletas.

As outras vítimas foram socorridas para o Hospital Municipal de Jucás, onde uma delas foi transferida para uma unidade de saúde com mais recursos devido à gravidade de suas lesões. As outras duas feridas estão sendo atendidas no hospital local.

A Polícia Militar e a Perícia Forense do Ceará estiveram no local do acidente, isolaram a área e iniciaram os trabalhos de investigação. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas e os nomes das vítimas não foram divulgados.

Com surdez profunda desde bebê, adolescente ouve voz da mãe pela primeira vez, em Pernambuco

Foto Reprodução 
Laís Vitória, de 12 anos, nunca ouviu o som do mundo. Moradora de Vertentes, Agreste pernambucano, nasceu com surdez profunda. Tudo mudou na última quarta-feira (19), quando, após um procedimento, o primeiro som a chegar aos ouvidos da adolescente foi a voz da mãe.

A emoção, claro, foi geral, e sensibiliza a internet desde que o vídeo com a reação da jovem ganhou as redes sociais. Entre lágrimas, ela pede à médica para aumentar o volume do aparelho que permite a escuta, e desanda a sorrir ao sentir os ruídos ao redor.

A mãe, a agricultora Poliana Barbosa, chega a falar várias vezes a palavra "mamãe" e o próprio nome da garota, "Laís", aumentando ainda mais a comoção. A cena foi registrada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), bairro dos Coelhos, Centro do Recife.

"A sensação é a melhor possível, eu não podia imaginar que Deus ia realizar tão grande obra na minha vida e na vida dela, pois desde o início foi uma luta acirrada que passamos", partilha a mãe em entrevista ao Diário do Nordeste. "Ver ela ouvindo pela primeira vez foi muito emocionante".

Laís Vitória esteve no hospital um mês após ser submetida a uma cirurgia. Para ela ouvir, foi ativado um implante coclear, indicado para pacientes com perda auditiva severa ou profunda que não conseguem se adaptar ao aparelho auditivo convencional.

A adolescente é acompanhada pelo hospital desde que tinha 1 ano e 5 meses, e passou pela cirurgia nos ouvidos em 15 de outubro. O dispositivo foi ativado 30 dias depois. Todos os procedimentos foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"No primeiro teste, após a cirurgia, para saber se os eletrodos estavam funcionando perfeitamente, já foi um resultado absurdo, mesmo apenas com sons do computador. Ela já respondeu bem. Trinta dias depois, aconteceu o que houve no vídeo. Ela estava muito ansiosa, pois era o sonho maior da vida dela, ouvir".

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário