![]() |
| Foto Divulgação |
O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), com o apoio do Governo do Estado, dá mais um avanço na modernização dos serviços públicos ao lançar o novo sistema digital de transferência de veículos. A plataforma funciona 24 horas por dia e pode ser acessada pelo site www.detran.ce.gov.br ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Segundo o superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho, o modelo representa uma mudança significativa na forma como a população realiza esse procedimento. “O novo serviço de transferência digital do Detran-CE proporciona mais segurança, agilidade e economia para quem deseja vender ou comprar um veículo licenciado no estado do Ceará.
Segurança pelo fato do sistema ser desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação (TI) do Detran e ser totalmente seguro, ágil por ser mais simples e fácil de manusear, por ambas as partes, e mais econômico pelo fato da Comunicação de Venda ser 50% mais em conta neste formato digital”, explica.
Para utilizar o sistema, comprador e vendedor precisam ser habilitados no Ceará, pois seus dados já constam na base do órgão, e a negociação deve ocorrer entre pessoas físicas. Uma das principais mudanças trazidas pela digitalização é a Comunicação de Venda, agora totalmente realizada dentro da plataforma, substituindo a ida ao cartório exigida no procedimento físico.
A vistoria veicular segue sendo a única etapa obrigatoriamente presencial, podendo ser realizada antes do início do processo digital, desde que respeitado o prazo de até 30 dias.
Com informações do Diário do Nordeste.
Após impasse no Ibama, Transnordestina envia novos documentos e diz estar pronta para operar
![]() |
| Foto Divulgação / TLSA. |
O diretor Comercial e de Terminais da Transnordestina Logística (TLSA), Alex Trevisan, afirmou nesta última quarta-feira (26), durante o seminário da Expolog 2025, em Fortaleza, que toda a nova documentação necessária para a liberação da viagem inaugural da ferrovia foi protocolada no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nessa terça-feira (25).
A viagem inaugural, prevista inicialmente para 24 de outubro, foi adiada após o Ibama negar a Licença de Operação (LO) por pendências técnicas. Segundo o executivo, o órgão ambiental agora analisa os documentos enviados, etapa que classificou como “bem trabalhosa”.
Trevisan ressaltou que a empresa está em diálogo constante com o Ibama e pronta para enviar eventuais complementações. Ele também não descartou a possibilidade de o órgão emitir a licença com condicionantes.
“Eles estão analisando todos os documentos, estão encaminhados e estamos conversando com eles [Ibama] diariamente. Se precisar de algum acréscimo de documentos a gente encaminha”, reforçou Trevisan.
“A gente já está apto a realizar a operação”, afirmou Trevisan, acrescentando que a TLSA aguarda apenas a autorização para iniciar a fase de testes.
Com informações do Diário do Nordeste.


Nenhum comentário:
Postar um comentário