O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira (27) que seu governo trabalhará para suspender permanentemente a imigração de todos os “países do Terceiro Mundo” para permitir que o sistema americano se recupere totalmente, sem especificar quais nações seriam afetadas.
“Suspenderei permanentemente a imigração de todos os países do Terceiro Mundo para permitir que o sistema americano se recupere completamente, cancelarei todos os milhões de admissões ilegais aprovadas por Biden”, disse Trump em uma publicação na Truth Social.
O líder criticou imigrantes por causarem sobrecarga nos sistemas dos Estados Unidos.
Não está claro a quais países Trump se referia. “Países do Terceiro Mundo”, termo usado por alguns para definir nações em desenvolvimento, tem sido repetidamente utilizado pelo presidente como parte de sua retórica anti-imigração.
A CNN entrou em contato com o Departamento de Estado e a Casa Branca para esclarecimentos.
O líder republicano prometeu acabar com todos os benefícios e subsídios federais para “não cidadãos”.
Ele acrescentou que “desnaturalizará os imigrantes que prejudicam a tranquilidade interna e deportará qualquer estrangeiro que seja um encargo público, um risco à segurança ou incompatível com a civilização ocidental”.
A fala do presidente americano surge após a morte de uma agente da Guarda Nacional na quinta-feira (27), que foi baleada perto da Casa Branca em um ataque a tiros que, segundo investigadores, foi realizado por um cidadão afegão.
Fonte: CNN Brasil
Ceará soma mais de 54 mil postos de empregos formais criados em 2025
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília. Segundo o documento, o estoque mensal do emprego formal no Ceará atingiu o total de 1.463.099 empregos com carteira assinada.
Os resultados conquistados pelo Ceará, no acumulado de 2025 até outubro, são especialmente puxados pela geração de vagas no setor de Serviços, que desponta com a criação de 23.777 empregos formais. O setor é acompanhado pela Construção, com 13.434 postos de trabalho. Também registraram saldos positivos os setores de Indústria (9.562); da Comércio, com 5.089, e da Agropecuária 2.465.
“Os resultados deixam claro que seguimos avançando, fortalecendo a cooperação entre governo e iniciativa privada para ampliar cada vez mais as oportunidades para os trabalhadores do Ceará. O trabalho nao para, gerando mais oportunidades para o nosso povo”, disse o governador Elmano de Freitas.
“Mantemos um bom ritmo de crescimento da economia, com a geração de postos de trabalho e a menor taxa de desemprego da série histórica. Apesar das sazonalidades, percebemos que os números mostram que estamos no caminho certo, focados na parceria entre o público e o privado com o intuito de ampliar ainda mais as oportunidades para o trabalhador cearense”, analisa o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.
Em termos territoriais, no acumulado para 2025 os municípios com a maior geração de empregos são Fortaleza (23.668), Juazeiro do Norte (3.230), Horizonte (3.145) e Caucaia (2.078).

Nenhum comentário:
Postar um comentário