Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém Bolsonaro preso

 Último voto foi da ministra Cármen Lúcia.


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada pelo ministro Alexandre de Moraes no último sábado (22). O julgamento ocorre no plenário virtual que começou às 8h e vai até 20h desta segunda-feira (24).

A ministra Cármen Lúcia foi a última a votar e apenas acompanhou o relator, sem apresentar voto escrito, assim como o ministro Cristiano Zanin. O colegiado é composto por quatro ministros desde a migração de Luiz Fux para a Segunda Turma.

Em seu voto, Moraes destacou que o próprio Bolsonaro confessou “que inutilizou a tornozeleira eletrônica, com cometimento de falta grave, ostensivo descumprimento da medida cautelar e patente desrespeito à Justiça”. Também disse que o ex-presidente é “reiterante no descumprimento das diversas medidas cautelares impostas”.

Flávio Dino disse que “o próprio condenado, de maneira reiterada e pública, manifestou que jamais se submeteria à prisão, o que revela postura de afronta deliberada à autoridade do Poder Judiciário”.

Para ele, “a experiência recente demonstra que grupos mobilizados em torno do condenado, frequentemente atuando de forma descontrolada, podem repetir condutas similares às ocorridas em 8 de janeiro”.

Bolsonaro está preso desde o último sábado na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília. A decisão de Moraes atendeu a pedido da PF, que considerou que havia risco de fuga de Bolsonaro após violação da sua tornozeleira eletrônica na madrugada de sábado e a convocação de uma vigília de apoiadores. Para Moraes, o movimento seria uma tentativa de dificultar a fiscalização da prisão domiciliar e facilitar uma fuga.

*AE

Na prisão, Bolsonaro evita comer refeições oferecidas pela PF


Detido na Superintendência da Polícia Federal desde o último sábado (22), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem recusado as refeições oferecidas pela corporação. Ele tem se alimentado apenas com comida preparada pela família e auxiliares próximos.

Segundo aliados, as refeições levadas a Bolsonaro pela família seguem recomendações médicas: simples e com baixo teor de gordura.

O cardápio padrão na PF é arroz, feijão, salada e uma proteína, tanto no almoço quanto no jantar. O líder conservador também tem alegado falta de apetite e, segundo interlocutores, ele está calmo e conversando normalmente.

Além de comida, a família tem levado itens pessoais, como produtos de higiene, que passam por inspeção da PF antes de entrar. Na tarde deste domingo (23), Bolsonaro recebeu a visita de sua esposa, Michelle Bolsonaro.

Horas depois, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes permitiu que três filhos do ex-presidente o visitem: o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Renan Bolsonaro. As visitas deverão ocorrer separadamente, com a duração máxima de 30 minutos cada.

Fonte: Pleno News

Acidente de trânsito no interior do Ceará deixa duas mulheres mortas

  Duas motocicletas modelo Bros, ambas de cor preta, se chocaram violentamente


Um acidente de trânsito registrado na manhã do último sábado (22), no município de Jucás, no centro sul do Ceará, deixou duas mulheres mortas, Patrícia e Maria, e três feridos.
Duas motocicletas modelo Bros, ambas de cor preta, se chocaram violentamente, causando a morte das duas ocupantes de uma das motocicletas.
As outras vítimas foram socorridas para o Hospital Municipal de Jucás, onde uma delas foi transferida para uma unidade de saúde com mais recursos devido à gravidade de suas lesões. As outras duas feridas foram atendidas no hospital local.
A Polícia Militar e a Perícia Forense do Ceará estiveram no local do acidente, isolaram a área e iniciaram os trabalhos de investigação. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas e os nomes das vítimas não foram divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário