A mesma foi socorrida à unidade de saúde local de onde terminou transferida ao hospital barbalhense acometida de traumatismo craniano.
Cícera morreu dez dias após queda numa piscina.
A doméstica Cícera Lopes de Amorim, de 42 anos, morreu por volta das 17 horas desta quarta-feira (01) num dos leitos de UTI do Hospital Santo Antonio de Barbalha. Ela nasceu naquele município, mas residia no Sítio Lambedouro na zona rural de Farias Brito. No dia 21 de setembro acontecia a tradicional Vaquejada de Farias Brito quando amigos alugaram uma chácara no município para momentos de lazer.
Cícera tomava banho na piscina e, num determinado momento, ao pular bateu a cabeça. A mesma foi socorrida à unidade de saúde local de onde terminou transferida ao hospital barbalhense acometida de traumatismo craniano. Entretanto, não resistiu falecendo dez dias após o acidente deixando um filho de apenas 17 anos.
'Botão de contestação' do Pix no Brasil passa a funcionar nesta quarta-feira (1º)
![]() |
| Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo |
Um novo recurso, nomeado "botão de contestação", foi inserido ao Pix nesta quarta-feira (1º). O Banco Central (BC) diz que o objetivo é facilitar a contestação em uma transação e aumentar a velocidade do bloqueio de recursos na conta de golpistas.
A ferramenta, parte das ações de aprimoramento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), poderá ser acionada de maneira digital em casos de fraudes, golpes e coerções, diretamente pelo aplicativo do banco em que o usuário possuir conta. Assim, ela elimina a necessidade de contatar um atendente.
Após feita a contestação, os bancos envolvidos no processo (o da vítima e o do golpista) deverão analisar a transação em até sete dias e fazer a devolutiva do valor em até 11 dias.
Em material divulgado pelo BC, Breno Lobo, chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) da instituição, explicou que "ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam", incluindo valores parciais.
Se ambos os bancos concordarem que a ação se configura como golpe, a devolução é realizada diretamente para a conta bancária da vítima.
Bruno Lobo ainda enfatiza que o recurso é exclusivo para casos de fraude, golpe e coerção. Desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix ou que envolvam terceiros de boa-fé não se aplicam para a ferramenta.
Com informações do Diário do Nordeste.


Nenhum comentário:
Postar um comentário