O número de motocicletas e motonetas no Crajubar equivale a uma para cada quatro moradores. As três cidades somam 130.390 veículos de duas rodas, frente a uma população estimada de 525.999 habitantes, conforme o IBGE.
Os dados são de julho de 2025 e foram divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). A frota representa quase 25% da população total, colocando as motocicletas como um dos principais meios de transporte individual na região.
Em Juazeiro do Norte, cidade mais populosa do Cariri, a frota chega a 81.276 motocicletas e motonetas, para uma população estimada de 305.531 habitantes. A proporção é de uma moto para cada 3,7 moradores, a maior concentração entre os três municípios.
No Crato, o número de 34.074 motos corresponde a uma para cada 4,1 habitantes, considerando a população estimada de 139.027 pessoas. Já em Barbalha, são 15.040 motocicletas e motonetas para 81.441 habitantes, o que representa uma moto para cada 5,4 moradores.
Mais usado por trabalhadores
Segundo dados da amostra do Censo 2022, divulgados pelo IBGE, a motocicleta é o veículo mais usado pelos trabalhadores caririenses na maioria dos municípios da região. Em Salitre, por exemplo, 59% dos trabalhadores utilizam moto como principal meio de transporte. O município possui 2.022 motocicletas e 114 motonetas registradas, para uma população de 17.303 habitantes.
Homens mortos a tiros em bares no Juazeiro e Campos Sales neste sábado

Dois homicídios à bala foram registrados no intervalo de seis horas entre a tarde e noite deste sábado (25) no Cariri. Por volta das 15 horas Rivaldo Romão Ferreira, que completou 46 anos quinta-feira e residia no Sítio Chapada do Maracujá em Campos Sales, foi morto a tiros no Bar do Sucesso no Sítio Barreiros naquele município. O crime foi praticado por um homem com duas armas numa moto e a vítima chegou de Tocantins há 10 dias. Rivaldo era suspeito da autoria de homicídio em Campos Sales.
Já às 21 horas, em um bar na Rua Luciano Torres de Melo (Jardim Gonzaga) em Juazeiro, Flávio Kaike Bezerra Cordeiro, de 21 anos, foi executado com vários tiros. Ele residia na Rua Odete Matos de Alencar naquele bairro e respondia por violência doméstica contra sua ex-companheira tendo descumprido medida judicial protetiva e já usou tornozeleira. No ano de 2023 Kaike esteve preso preventivamente sob acusação de estupro, cujo procedimento tramita em segredo de justiça.
No caso de Campos Sales foi o segundo homicídio do mês de outubro e o oitavo de 2025 ou a mesma quantidade em relação ao ano passado. O outro deste mês naquele município foi dia 20 quando Ana Cláudia de Souza, de 44 anos, a “Nega Nena”, terminou morta a tiros num velório no bairro Guarani. Quanto ao Juazeiro foi o décimo homicídio de outubro e 69º do ano ou 70% em relação aos 98 registrados ano passado no município.

Nenhum comentário:
Postar um comentário